Ícone do site Summit Mobilidade

Categoria de cobrador de ônibus será extinta em Porto Alegre

Recentemente, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que a categoria de cobradores de ônibus será extinta do município até o final de 2025. A decisão foi publicada no Diário Oficial no final de novembro, com ações que já estão sendo colocadas em prática. 

Em um comunicado presente no site da prefeitura, o prefeito da cidade, Sebastião Melo, deu detalhes do processo de extinção e realocação dos funcionários. “Temos até o final de 2025 para que isso ocorra de forma gradual”, ele disse. 

Extinção da categoria de cobrador de ônibus deve acontecer até o dia 31 de dezembro de 2025. (Fonte: Cesar Lopes/Prefeitura de Porto Alegre/Reprodução)

De acordo com o texto publicado, os cobradores de ônibus que não foram aposentados terão a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes para serem inseridos em novas funções.

Melo também afirmou que as mudanças são necessárias para diminuir o custo com a folha de pagamento e reduzir o valor da tarifa. A decisão está publicada no Diário Oficial da cidade em formato de lei, inscrita sob o número 12.910.

Leia mais: 

O que fazer para que as pessoas voltem a usar mais ônibus?

Qual é a diferença entre abrigo e ponto de ônibus?

BRT Rosa: quais são os prós e os contras do ônibus para mulheres?

Linhas de ônibus já circulam sem cobrador em Porto Alegre

Desde o dia 15 de fevereiro, algumas linhas do transporte público de Porto Alegre já começaram a circular sem a presença de um cobrador de ônibus após a decisão da prefeitura de extinguir a função. A medida deve abranger ao menos 25% das 271 linhas de ônibus existentes na cidade até o final de 2022.

No decorrer dos próximos anos, a retirada dos cobradores será ampliada até atingir a totalidade, em 2025. Dessa forma, os usuários dos coletivos devem realizar o pagamento da tarifa pelo cartão transporte ou em dinheiro para o próprio motorista.

Atualmente, as seguintes linhas estão funcionando sem cobradores: 

Quer saber mais de mobilidade urbana? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas sobre diversas pautas ligadas ao tema. 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre.

Sair da versão mobile