Porto Alegre é a primeira cidade fora da China a ter monitoramento de trânsito com a inteligência artificial desenvolvida pela Didi Chuxing
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Uma ferramenta desenvolvida pela chinesa Didi Chuxing, proprietária da 99 no Brasil, é capaz de usar os dados de movimentação dos condutores do aplicativo de transporte para colaborar com o gerenciamento inteligente do tráfego urbano. Em parceria com os governos locais, a IA da DiDi tem como objetivo oferecer melhorias no fluxo do tráfego.
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A solução, batizada de DiDi Smart Transportation Brain (cérebro de transporte inteligente da DiDi, em tradução livre), já é utilizada em mais de 20 cidades chinesas. Em 2019, Porto Alegre (RS) se tornou a primeira cidade fora da China a utilizar a tecnologia.
O DiDi Smart Transportation Brain é uma solução de inteligência artificial que utiliza os dados em tempo real dos veículos cadastrados para fornecer às cidades melhorias de transporte e infraestrutura, incluindo medições de fluxo, “sinais inteligentes de tráfego”, faixas reversíveis e agendamento de manutenção e avaliações do sistema.
Com informações de mais de 7 bilhões de viagens realizadas pela Didi em 2017, a ferramenta foi lançada em 2018. A solução aplica a análise de IA no Big Data da empresa para ajudar os semáforos a ajustarem automaticamente o tempo de abertura e de fechamento com base no movimento instantâneo dos carros na plataforma.
Os dados do GPS dos veículos são transmitidos, em média a cada dois segundos para a nuvem conectada com o controle inteligente da rede de semáforos da cidade. A partir das duas bases de informações, o algoritmo calcula o tempo dos sinais de forma a propiciar o melhor fluxo de automóveis e realiza o ajuste de forma automática e direta nos semáforos.
Em 2017, Porto Alegre fez uma chamada pública para testar sistemas que pudessem oferecer um diagnóstico preciso dos deslocamentos dos veículos na cidade. A 99 respondeu a iniciativa, em março de 2018, com um conjunto de dados contendo os locais com maiores índices de embarque e de desembarque de passageiros durante as madrugadas, para nortear ações de educação no trânsito.
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Desde então, a cidade brasileira e a plataforma de transporte começaram a desenvolver uma ferramenta exclusiva para atender ao tráfego local, com base no modelo da empresa chinesa. A capital gaúcha conta com um sistema de monitoramento de semáforos capaz de controlar 95% dos quase 1,4 mil aparelhos da cidade.
Além de melhorar o fluxo, a solução, batizada de Mapa da Fluidez, pretende fornecer um histórico comparativo para avaliar medidas implantadas pela autoridade de trânsito, como faixas exclusivas.
A China foi o primeiro lugar do mundo em que essa solução foi aplicada, sede mundial da DiDi. No total, a empresa introduziu sinais inteligentes de tráfego em mais de 2 mil aplicações em todo o país, incluindo regiões metropolitanas que abrigam 12 milhões de pessoas, como Tianjin e Shenzhen.
A gestão inovadora melhorou a fluidez do trânsito em pouco mais de 20%, segundo dados da companhia. Em algumas localidades, como Guangzhou, a solução, além de reduzir os engarrafamentos, aumentou a velocidade média em 42% nas principais vias da cidade.
Em Jinan, capital da província de Shandong, os Smart Traffic Signals foram instalados em 344 cruzamentos. A solução economizou diariamente mais de 30 mil horas de tempo de viagem para passageiros, o que representa uma economia anual de mais de 11,5 milhões de horas. Como resultado, os atrasos médios no tráfego foram reduzidos de 10% para 20%.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre, DiDi
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