Jaguar apresenta novo carro autônomo

13 de abril de 2020 4 mins. de leitura
Marca aposta em um futuro com ar mais puro e maior mobilidade urbana

Pensando na mobilidade urbana e na redução de gases poluentes, a multinacional Jaguar Land Rover lançou o Project Vector, um carro elétrico autônomo que vem mirando no futuro, com o funcionamento pensado para cidades inteligentes em funções multiuso como mobilidade compartilhada, serviço de delivery e uso privativo. O veículo conceito será testado em 2021 na cidade inglesa de Coventry, onde está situada a sede da empresa.

Conheça o mais importante evento de mobilidade do Brasil

O Project Vector tem por objetivo transformar os veículos autônomos em uma parte flexível do transporte, já que pode ser um carro pessoal, uma opção para empresas fazerem serviços de entrega, uma espécie de carona, possibilitando o compartilhamento de viagens, e até um integrador de sistemas de transporte público. Toda essa lógica é voltada para reduzir os problemas de congestionamento, cada vez mais intensificados pelo aumento da população e pelo alto fluxo de carros.

Outro ponto importante é o empenho em reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa, jornada que a empresa chama de Destination Zero, mostrando a preocupação em desintoxicar o meio ambiente e promover cidades mais sustentáveis. A aposta da empresa vem seguindo a tendência do mercado, já que concorrentes como Tesla, Toyota e General Motors têm apresentado veículos elétricos semelhantes, preocupadas com a saúde do planeta e com o melhor funcionamento das cidades.

Design e tecnologia

O design do Project Vector transparece muito bem o que ele pretende ser: um veículo voltado para a mobilidade urbana. Isso porque sua projeção é destinada a atender a uma cidade inteligente, que necessita de veículos igualmente inteligentes e que possam fazer os centros urbanos funcionarem de forma fluida.

Project Vector traz bastante espaço pensando no compartilhamento de viagens
(Fonte: Jaguar Land Rover) 

O carro tem 4 metros de comprimento, com interior amplo e altamente flexível, podendo adotar várias possibilidades, dependendo da necessidade e a qual fim se destina. Além disso, suas amplas janelas o fazem parecer uma espécie de ônibus, o que mostra que uma de suas funcionalidades é servir realmente como transporte compartilhado.

Para facilitar o múltiplo uso ao qual se destina, o Project Vector foi criado para possibilitar o acoplamento do sistema de transmissão com os componentes da bateria, de maneira que tudo estivesse um piso plano, aumentando as configurações e o tamanho do espaço interno.

Modelo autônomo é grande aposta para o futuro
(Fonte: Jaguar Land Rover) 

Modelo autônomo é grande aposta para o futuro

O projeto foi desenvolvido no Centro Nacional de Inovação Automotiva (Naic, na sigla em inglês), em parceria com acadêmicos e colaboradores do ramo. Inicialmente, o veículo autônomo terá trajetos para transporte de alunos dentro do campus da Universidade de Warwick, uma das principais instituições de ensino do Reino Unido, para depois poder levar os estudantes a outras áreas, como o centro da cidade. No atual estágio, o carro anda a uma velocidade de 30 km/h, com um motorista para fazer o acompanhamento dos testes e evitar qualquer acidente.

Qualidade de vida

Uma das premissas do modelo é proporcionar um ambiente sustentável, com ar mais puro, elevando a qualidade de vida de quem vive nos grandes centros. Esses esforços fazem parte da jornada Destination Zero, que tem como meta índices de zero emissão de carbono, zero acidente e zero congestionamento.

O Project Vetor tem características que impactarão diretamente esse propósito, já que funciona com motor elétrico, aposta em um sistema autônomo inteligente e traz múltiplas funções de uso, contribuindo para a diminuição do fluxo de veículos. Todos esses movimentos trabalham para melhorar o ambiente urbano, trazendo bem-estar para a população.

Fonte: Jaguar Brasil

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Gostou? Compartilhe!