Rotas de Transporte Público: como acompanhar o trajeto em tempo real

22 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Saiba como verificar o horário exato em que seu ônibus, metrô ou trem chegará

Saber os horários de chegadas e partidas é uma necessidade muito comum na rotina de usuários do transporte público, uma vez que é preciso se planejar para chegar aos locais desejados na hora correta.

Todavia, muitas pessoas ainda desconhecem que atualmente é possível acompanhar os horários em tempo real de ônibus e trens por meio de diversos aplicativos, que levam em consideração atrasos e adiantamentos das linhas.

Leia mais:

Transporte coletivo está em declínio no Brasil, revela estudo – Summit Mobilidade

Dessa forma, para facilitar o seu deslocamento pelas cidades, listamos as principais opções de aplicativos que têm essa finalidade. Confira abaixo.

1. Google Maps

O Google Maps está disponível para Android, iOS e também na versão Web. (Fonte: Google Maps/Reprodução)
O Google Maps está disponível para Android, iOS e também na versão Web. (Fonte: Google Maps/Reprodução)

O Google Maps está presente em boa parte dos smartphones disponíveis no mercado, principalmente nos que têm o Android como sistema operacional. No entanto, muitas pessoas desconhecem que ele é uma ferramenta muito eficiente para visualizar rotas e horários do transporte público de diversas cidades. 

Para isso, basta inserir o endereço ou nome do local para onde deseja ir e selecionar “Rotas” para ele mostrar as melhores opções disponíveis a partir da sua localização. 

Além disso, ao navegar no mapa é possível clicar sobre pontos de ônibus e estações de metrô para visualizar os horários de todas as linhas que passam naquele local. 

2. Moovit

O Moovit pode ser encontrado nas lojas de aplicativos da Google e Apple. (Fonte: Moovit/Reprodução)
O Moovit pode ser encontrado nas lojas de aplicativos da Google e Apple. (Fonte: Moovit/Reprodução)

O Moovit é um aplicativo de mobilidade desenvolvido por uma empresa israelense de mobilidade como um serviço (MaaS). Ele oferece aos seus usuários informações sobre diversas modalidades de transporte urbano, como ônibus, trens, metrôs e balsas. 

Um dos grandes diferenciais do App é o recurso “Vamos”, que funciona como uma espécie de GPS e envia notificações constantes informando os momentos de sair de casa, subir no ônibus e de descer no ponto próximo ao seu destino. Essa ferramenta é uma ótima opção para trajetos por lugares desconhecidos. 

3. Cadê o Ônibus? 

O App Cadê o Ônibus? também está disponível para usuários Android e iOS. (Fonte: Nano IT Brasil/Reprodução)
O App Cadê o Ônibus? também está disponível para usuários Android e iOS. (Fonte: Nano IT Brasil/Reprodução)

O Cadê o Ônibus? venceu o Hackatona Geosampa em 2012, competição que visava escolher as melhores opções de softwares para os passageiros do transporte público da cidade. Com uma funcionalidade similar aos aplicativos anteriores, ele fornece o itinerário das linhas disponíveis, horário de partida e atualizações sobre o trânsito. 

No entanto, é importante lembrar que o App tem cobertura apenas na capital paulista e região metropolitana, sendo uma ótima opção para os moradores da localidade.

4. CittaMobi

O CittaMobi pode ser encontrado na Play Store ou App Store. (Fonte: CittaMobi/Reprodução)
O CittaMobi pode ser encontrado na Play Store ou App Store. (Fonte: CittaMobi/Reprodução)

O CittaMobi foi criado em 2014 com a proposta de revolucionar a mobilidade urbana, oferecendo uma experiência diferenciada para os usuários de transporte público de todo o Brasil. 

Além de disponibilizar previsões em tempo real de ônibus, metrôs e outros modais, a plataforma também permite que os passageiros das cidades de São Paulo, Guarulhos, Diadema, Ribeirão Preto e Recife, recarreguem o seu cartão transporte com apenas alguns cliques.

Outro diferencial que também está presente no CittaMobi, é o “Botão de Incidente Grave”, que auxilia a população a registrar sinistros e acidentes durante seus deslocamentos de forma rápida e eficiente. 

Ao utilizar esse canal, o caso é transferido para os principais órgãos de segurança da cidade, que ficam responsáveis por realizar a tratativa do caso. No entanto, a funcionalidade não está presente em todos os municípios em que ele funciona, sendo necessário confirmar se ela está disponível para a sua localização.

Gostou da matéria? Então fique por dentro das principais novidades através do Summit Mobilidade Urbana

Fonte: Google Maps, Moovit, Estadão, Cadê o Ônibus?, CittaMobi.

Este conteúdo foi útil para você?

121760cookie-checkRotas de Transporte Público: como acompanhar o trajeto em tempo real