Goodyear apresenta pneu conceito com tecnologia biodegradável

Goodyear apresenta pneu conceito com tecnologia biodegradável
Apresentado nesta semana, o Goodyear reCharge é capaz de se regenerar e se adaptar a necessidades específicas de mobilidade

A Goodyear apresentou no dia 3 de março um pneu conceito capaz de se regenerar à medida em que é desgastado. A novidade seria revelada no Salão Automóvel de Genebra, mas a exposição internacional de carros foi cancelada em decorrência do coronavírus e substituída por um evento online, no qual o Goodyear reCharge foi mostrado. A empresa não informou se nem quando a tecnologia estaria pronta para produção comercial.

A ideia do produto é baseada em três pilares: sustentabilidade, personalização e simplicidade. Composto de material 100% biodegradável e altamente resistente, inspirado na seda de aranha, o pneu tem, em sua banda de rolamento, cápsulas com um líquido que é utilizado para prolongar a sua vida útil e simplificar o processo de substituição. A partir do desgaste, o líquido vai sendo liberado para fazer a regeneração da banda de rolamento.

Por que as cidades optaram por canalizar seus rios?

O Goodyear reCharge permite, ainda, a personalização a partir do uso de inteligência artificial (IA) de acordo com o perfil de cada motorista. Além disso, ajusta-se com base nas condições da estrada e do clima, permitindo viagens mais seguras e melhor desempenho do veículo. O conceito tem estrutura leve e não pneumática de suporte, com construção fina e robusta de baixa manutenção.

(Fonte: Goodyear/Divulgação)

"A Goodyear quer que o pneu seja um colaborador ainda mais poderoso para atender às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores", disse Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europe. "Foi com essa ambição que nos propusemos a criar um pneu conceito preparado para o futuro da mobilidade elétrica personalizada e conveniente", completou Rytokoski. A Goodyear disse que o projeto eliminaria a necessidade de verificar a pressão dos pneus e deixaria no passado os pneus furados.

(Fonte: Goodyear/Divulgação)



Outra inovação da Goodyear é o modelo Oxygene, impresso em 3D, que incorpora sensores conectados à IoT e usa musgo vivo e fotossíntese para alimentar seus eletrônicos, sendo capaz de despoluir o ar. A eletricidade autogerada alimenta sensores a bordo, uma unidade de processamento de IA e uma faixa de luz que acende quando o motorista freia ou muda de faixa. O produto é feito em impressora 3D a partir de pó de borracha de pneus reciclados.

Coronavírus reduz em 25% as emissões de carbono na China

A Goodyear também está na vanguarda do fornecimento de pneus projetados para as necessidades específicas de veículos eletrônicos: seus pneus tradicionais podem ser até 30% mais rápidos em veículos elétricos, de acordo com os testes da empresa.

Fonte: Goodyear, Cnet e Xataka

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.


Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão