Chegada de novos modelos aumenta as opções dos consumidores
Publicidade
Os carros híbridos e elétricos ficam cada vez mais populares no mundo. Em 2019, o mercado começou a decolar no Brasil, e as vendas ultrapassaram a marca de 10 mil unidades pela primeira vez, segundo dados da Bright Consulting.
Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil
A quantidade ainda é baixa se comparada a um total de quase três milhões de veículos vendidos no país durante o ano passado. Porém, novos modelos de carro com tecnologias renováveis devem ser lançados em breve, aumentando as opções do consumidor. Confira alguns deles!
O carro mais vendido da Porsche terá uma nova geração com versões totalmente elétricas. O novo modelo do Macan será mostrado em 2021, deve ser produzido em 2022 e ganhará as ruas em 2023. A versão mais potente do SUV compacto entregará aproximadamente 700 cv, mas ainda não há informações sobre o tamanho da bateria ou a autonomia do carro.
A Chevrolet é discreta sobre o lançamento de um Corvette híbrido, mas algumas unidades já foram flagradas em testes dinâmicos nos Estados Unidos. O veículo esportivo deverá ter um motor V8 supercomprimido, com litragem entre 4,2 e 5,5 litros. A versão ZR1 do Corvette híbrido terá auxílio elétrico para entregar em torno de 900 cv.
A Mercedes-Benz informou que pretende lançar dez modelos de veículos totalmente elétricos até 2022 com um investimento de US$ 11 bilhões. Um deles será o modelo Classe G, que fará parte da linha EQ de elétricos e híbridos da marca. Até o momento, nenhum detalhe técnico do SUV elétrico foi divulgado.
Três veículos da Jeep devem chegar ao Brasil até 2021 com versões híbridas plug-in. Os modelos Renegade, Compass e Wrangler da marca serão importados da Itália e contarão com os benefícios fiscais por conta da motorização híbrida.
As versões 130 e 180 cv do Renegade e a 180 cv do Compass terão um motor 1.3 Firefly Turbo para tracionar as rodas dianteiras. Apresentarão também um motor elétrico de 60 cv para tracionar as rodas traseiras, dentro do conceito da Jeep de 4x4e. A configuração mais potente dos modelos precisa de sete segundos para alcançar 100 km/h.
Carros autônomos podem piorar a mobilidade urbana?
A LG fornece uma bateria de lítio com capacidade de 11,4 kWh, o que garante uma autonomia elétrica de cerca de 50 km. A bateria é montada na lateral do porta-malas do Renegade, para não invadir o compartimento, que já é reduzido. No Compass, a bateria fica no túnel central.
Os preços ainda não estão definidos, mas certamente serão mais altos que o das versões tradicionais. O objetivo da companhia é que o Compass PHEV não ultrapasse os R$ 200 mil.
A montadora alemã lançará uma versão híbrida do utilitário esportivo BMW X1, que foi batizada de xDrive25e. O veículo deverá ser lançado em 2021 no mercado europeu com a promessa de um consumo de 55 km/l.
O modelo terá uma potência combinada de 220 cv e deve acelerar de 0 a 100 km/h em sete segundos. Nas rodas dianteiras, um motor convencional 1,5 litro de três cilindros entrega uma potência de 125 cv. A força das rodas traseiras virá de um motor elétrico de 95 cv, que terá uma autonomia de 50 km fornecida por um conjunto de baterias de 9,7 kWh.
A família Range Rover vai ganhar quatro versões de veículos híbridos. A Land Rover anunciou o Range Rover PHEV, com motor 2.0 turbo Ingenium de 300 cv, combinado com um propulsor elétrico de 85 kw com 104 cv adicionais, resultando em 404 cv. Mesmo pesando 2,5 toneladas, o veículo com conjunto híbrido plug-in chega à velocidade máxima de 220 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
De cada dez veículos no mundo, um será carro autônomo até 2030
A autonomia elétrica será de 48 km e poderá andar mais 784 km com o tanque de gasolina. O veículo vai demorar três horas para fazer a recarga das baterias por meio de um wallbox de 7 kW. Os carros de luxo custarão entre R$ 500 e R$ 700 mil, a depender da versão escolhida.
Fonte: Jornal do Carro
Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.