Aplicativos de carona: conheça 5 opções

24 de outubro de 2021 4 mins. de leitura
Conheça algumas opções de aplicativos de carona para deixar o carro em casa na hora de trabalhar

A economia compartilhada possibilitou o surgimento de diversas plataformas de  compartilhamento de bens e serviços, como os aplicativos de carona. Através deles, seus usuários oferecem ou solicitam corridas a outras pessoas, dividindo os custos da viagem e reduzindo a quantidade de veículos das ruas. 

Para disseminar essa facilidade em prol da mobilidade urbana, apresentamos cinco opções de aplicativos de carona. Confira abaixo! 

1. BlaBlaCar

O Blablacar está disponível na Google Play e App Store (Blablacar/Reprodução)
O Blablacar está disponível na Google Play e App Store (Blablacar/Reprodução)

O BlaBlaCar é uma plataforma destinada a viagens de longas distâncias, realizadas entre municípios e estados. Ele surgiu na França em 2003 e rapidamente foi difundido para vários países ao redor do mundo. 

Pelo aplicativo, seus usuários podem tanto oferecer caronas quanto procurar ofertas de outras pessoas. Durante o anúncio, já são informadas as datas, horários e valores a serem repassados para o motorista. 

Além disso, o BlaBlaCar tem um sistema de segurança efetivo, sendo necessário realizar diversas confirmações de identidade, como envio de documentos e confirmação das redes sociais. 

No final das corridas, tanto o motorista quanto o passageiro podem fazer avaliações de um para o outro, a fim de que outros usuários se apoiem nas experiências anteriores para aceitar ou recusar uma corrida. 

2. inDriver

O inDriver oferece o app para usuários do Android e iOS. (inDriver/Reprodução)
O inDriver oferece o app para usuários do Android e iOS. (inDriver/Reprodução)

O inDriver chegou recentemente no Brasil, mas foi criado em 2013 na Califórnia. Nesse serviço, é o próprio passageiro que determina o valor de sua carona até um determinado destino, ficando a critério do motorista aceitar ou não a proposta realizada. 

Dessa forma, os usuários do app ganham autonomia para definirem valores viáveis para ambos, fugindo de outros aplicativos de transportes que já estabelecem o custo pré-definido da quilometragem e os repasses aos condutores. 

3. Bynd

Usuários com celulares Android ou iOS podem utilizar os benefícios do Bynd. (Bynd/Reprodução)
Usuários com celulares Android ou iOS podem utilizar os benefícios do Bynd. (Bynd/Reprodução)

O Bynd foi criado para melhorar a mobilidade corporativa. Para utilizá-lo, é necessário informar o nome da empresa em que você trabalha ou uma universidade onde realiza algum tipo de atividade.

Dessa forma, além de considerar a sua localização, o app irá conectar pessoas que se deslocam para um mesmo lugar, como uma determinada organização. 

Os valores da carona não aparecem na plataforma, ficando a cargo do motorista e passageiros conversarem entre si. Assim como o BlaBlaCar, o Bynd tem um sistema de verificação dos dados de seus usuários e da instituição cadastrada.

4. Waze Carpool

O Waze Carpool também está disponível para Android e iOS. (Waze Carpool/Reprodução)
O Waze Carpool também está disponível para Android e iOS. (Waze Carpool/Reprodução)

O Waze Carpool é outro serviço interessante para aqueles que estão em busca de oferecer ou achar caronas. Na plataforma, é necessário apenas inserir os endereços de origem e destino, além de informações sobre datas e horários. Logo depois, os usuários devem escolher entre oferecer ou buscar a carona.

Os custos da viagem são gerados pelo próprio app e o pagamento também é realizado através da plataforma. Ainda é possível receber algumas recompensas ao indicar o Waze Carpool para amigos, como viagens grátis e descontos nas caronas.

5. 99

Deixando o Windows Phone em 2018, a plataforma só está disponível para celulares Android ou IOS. (99/Reprodução)
Deixando o Windows Phone em 2018, a plataforma só está disponível para celulares Android ou IOS. (99/Reprodução)

Recentemente, a 99, empresa de transporte individual, possibilitou aos seus usuários oferecerem caronas para outras pessoas sem precisar se tornar um motorista da plataforma. É possível buscar ou oferecer trajetos na mesma cidade, ou entre municípios. 

Os pagamentos podem ser realizados pelo próprio aplicativo, utilizando cartões de crédito, débito ou saldo da 99Pay. A empresa ainda oferece a primeira carona grátis para os passageiros e R$ 30 na carteira digital dos motoristas para que ambos testem o novo serviço.

Fonte: The Greenest Post.

Este conteúdo foi útil para você?

115830cookie-checkAplicativos de carona: conheça 5 opções