Chatbot chega ao BRT Sorocaba para melhorar a experiência do passageiro

5 de abril de 2025 2 mins. de leitura

Mobilidade Estadão testou a ferramenta, que responde dúvidas a partir das informações oficiais do sistema de transporte Por Leonardo Godim – editada por Mariana Collini em 05/04/2025 A BRT Sorocaba estreou no dia 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente […]

Publicidade

Mobilidade Estadão testou a ferramenta, que responde dúvidas a partir das informações oficiais do sistema de transporte

Por Leonardo Godim – editada por Mariana Collini em 05/04/2025

A BRT Sorocaba estreou no dia 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente dúvidas sobre formas de pagamento, pontos de integração, acesso ao wi-fi, entre outros.

A ferramenta elabora respostas instantâneas a partir das informações oficiais do sistema de transporte público.

Entretanto, o usuário é direcionado para um operador humano caso a inteligência artificial não consiga resolver a dúvida.

Chatbot do BRT Sorocaba

O aplicativo funciona pelo WhatsApp, no número (15) 9-9177-1992. Dessa forma, basta adicionar o contato do chatbot e enviar mensagens de texto pedindo orientações.

A equipe do Mobilidade Estadão testou o aplicativo e percebeu limitações nas respostas e demora no atendimento humano. Além disso, o assistente virtual não é capaz de entender mensagens de áudio.

De acordo com a empresa, melhorias serão feitas continuamente para aprimorar o funcionamento da ferramenta. Sobre a demora, respondeu que houve uma instabilidade no sistema na terça-feira (1), mas que o serviço já foi normalizado.

Uma das limitações, por exemplo, é na orientação de trajetos possíveis a partir de um ponto de partida e destino. O aplicativo não sabe responder, mas dá um passo a passo de como instalar o aplicativo Cittamobi, que possui essa funcionalidade.

O público tem buscado o aplicativo de forma gradativa, de acordo com a BRT. A divulgação do aplicativo começou esta semana. A expectativa é que a partir de agora mais usuários procurem a ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2024.

https://mobilidade.estadao.com.br/meios-de-transporte/onibus/brt-sorocaba-lanca-chatbot-para-orientar-passageiros/

Foto: Divulgação/BRT Sorocaba

 

Webstories