Como a mudança climática pode impactar a mobilidade urbana?

9 de abril de 2020 2 mins. de leitura
Transformações no clima têm causado alterações drásticas em diferentes

A mudança climática, impulsionada sobretudo pelo aquecimento global, pode ocasionar alterações drásticas em diferentes aspectos da vida humana, impactando, inclusive, a mobilidade urbana.

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade do Brasil

Nas últimas décadas, a América Latina, por exemplo, tem passado por fortes transformações relativas ao clima — e não é apenas o calor que está aumentando. O fenômeno tem causado também o aumento na intensidade de chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e sul do Brasil.

Em casos de chuva intensa, elas podem culminar em enchentes que, a exemplo da mais recente que inundou a cidade de São Paulo, são verdadeiros entraves para o trânsito de pedestres e veículos. No Nordeste, a situação é também preocupante. Em maio de 2015, a cidade de Salvador passou por 6 dias de chuvas intensas e, por conta disso, o seu sistema marítimo, o rodoviário e o deslocamento a pé foram bastante prejudicados.

(Fonte: Pixabay)

Um dos problemas que podem ter uma medida de contenção são as enchentes e os alagamentos. Com a criação de mais bueiros e conscientização da população para não jogar lixo no chão, já que podem os entupir, é possível diminuir o nível de água ou até mesmo evitar que esse problema apareça.

Com o crescimento desorganizado das cidades, muitas pessoas constroem suas casas em locais não seguros, próximo a barrancos. Com isso, em tempos de chuva, o risco de desabamentos aumenta, o que, além de colocar a vida dos moradores em risco, ocasiona o bloqueio de ruas.

Inundação, Água, Rua, Desastres, De Emergência
(Fonte: Pixabay)

Diminuindo os impactos

Entre 2013 e 2016, foi criado o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Por meio dele, foram propostas várias iniciativas visando à redução dos efeitos da mudança climática na sociedade.

Confira a seguir outras medidas que podem ser adotadas pela esfera municipal para diminuir os impactos da mudança climática.

  • elaborar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana com estratégias bem definidas;
  • dar diretrizes para a elaboração de indicadores que sejam transparentes para a avaliação e o monitoramento dos sistemas de mobilidade urbana;
  • incentivar o uso de combustíveis menos poluentes, o que auxilia na diminuição dos impactos ambientais que causam a mudança climática.
Gostou? Compartilhe!