Como consultar a placa de um veículo?

27 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
Com apenas alguns dados, é possível checar informações importantes do automóvel. Entenda

A consulta da situação de um veículo é uma prática comum. Comerciantes de automóveis, grandes corporações e compradores particulares fazem essa consulta com o objetivo de verificar se o veículo está com os débitos em dia, se foi furtado ou se já passou por leilão, por exemplo.

Onde consultar as informações do veículo?

As informações referentes ao automóvel estão disponíveis em dois lugares, no Departamento de Trânsito (Detran) do estado ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Consultas de dados de veículos podem ser feitas no Detran. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Consultas de dados de veículos podem ser feitas no Detran. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A consulta pode ser feita online. Para isso, basta acessar o site do departamento de preferência e clicar na opção “veículos”. Em alguns casos, é necessário fazer login para continuar. Você pode verificar as informações do seu veículo ou de terceiros.

Além dos sites, o aplicativo “Sinesp Cidadão” pode ser usado para realizar a consulta. Criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o recurso permite consultar roubos ou furtos de qualquer veículo no Brasil. Além disso, o usuário pode cadastrar seu veículo e comunicar caso seu automóvel tenha sido roubado ou furtado.

Quais dados são necessários?

Para a consulta das informações veiculares, são necessários três dados:

1 – Código Renavam

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) permite a verificação do histórico do veículo. Pode-se checar informações como multas, emplacamento, furtos, proprietários, características do veículo e licenciamento.

O Renavam é como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos veículos, ele é único para cada automóvel que existe. O Renavam do seu automóvel se encontra no Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV), sendo impresso no topo do documento.

2 – Placa do automóvel

É a identificação externa de todo automóvel que deve estar presente na dianteira e na traseira do veículo. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece padrões de modelo e estrutura.

Atualmente, a placa de identificação veicular é padronizada entre alguns países do Mercosul. Essa iniciativa tem como objetivo facilitar a circulação entre fronteiras, melhorar a segurança e criar uma base de dados comum aos países.

Atualmente, os países que utilizam esse modelo de emplacamento são: Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Peru, Guiana, Suriname, Paraguai, Colômbia e Venezuela.

No Brasil, o modelo passou a ser obrigatório em 2020. A mudança permitiu novas combinações de letras e números, elevando o número de possibilidades para a criação de novas placas.

3 – CPF ou CNPJ do proprietário

Por fim, é necessário informar o CPF ou o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do proprietário do veículo. Esses documentos permitem identificar o dono do veículo, seja uma pessoa, seja uma empresa.

Essas informações permitem o acesso a dados do veículo, porém os pessoais ou empresariais são protegidos.

Por que é importante fazer a consulta da placa?

Se você é o proprietário do veículo, é importante sempre checar se existem pendências financeiras ou multas em seu nome.

É importante conferir a documentação do veículo adquirido para não ter incômodos com dívidas ou possível apreensão dele. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
É importante conferir a documentação do veículo adquirido para não ter incômodos com dívidas ou possível apreensão dele. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Caso você esteja no processo de compra de um veículo usado, é importante realizar a consulta para verificar se o carro não tem dívidas. É importante saber que, após a transferência de dono, as dívidas também serão transferidas para o novo responsável.

Além disso, carros batidos ou leiloados podem ser vendidos a preços mais baixos no mercado. Se você não deseja comprar um carro nessa situação, é possível ver o histórico do automóvel.

Fonte: Gringo, Despachante Baixada, Consulta Auto, Sala de Trânsito, Mercosur, Copbor, Governo Federal.  

Este conteúdo foi útil para você?

125771cookie-checkComo consultar a placa de um veículo?