Como estacionamentos subterrâneos podem otimizar o espaço urbano?

3 de maio de 2021 4 mins. de leitura

Modelo criado no fim dos anos 1950 pode fomentar novas propostas de mobilidade urbana como a cidade de 15 minutos

Publicidade

Foi no fim dos anos 1950 que os carros particulares iniciaram seu boom. Símbolos de uma nova fase da história das cidades, eles se tornaram peças-desejo em uma sociedade cada vez mais pautada no consumo. 

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade Urbana. É online e gratuito.

Porém, as cidades pagaram caro por esse frenesi, a exemplo de congestionamentos e do alto número de veículos estacionados a céu aberto em ruas que também poderiam ser usadas com segurança para o trânsito de pedestres e ciclistas.

Frente a esse último impasse, Paris, já naquela época, abriu vários estacionamentos subterrâneos. A tendência eclodiu por toda a Europa, em metrópoles que viviam problemas semelhantes. 

Com vários andares, essas estruturas poupavam o espaço urbano e impediam que monumentos históricos, por exemplo, precisassem ser derrubados. Partiu daí muito o que se sabe hoje sobre a construção de estruturas subterrâneas. 

E, para muitos urbanistas, tal conhecimento pode ser uma chave para a otimização do espaço urbano. Sobretudo agora em que conceitos como a mobilidade urbana sustentável e a cidade de 15 minutos entram em cena. 

O groundscape

Hoje, mais do que prover espaços para estacionar veículos, o mercado de estacionamentos subterrâneos tem mirado no que urbanistas, como o francês Dominique Perralt, definem como groundscape — uma horizontalização da cidade no subsolo. 

Segundo Thiago Piovesan, diretor nacional da Indigo, empresa global de estacionamentos subterrâneos, por meio dessa ideia é possível conectar serviços e modais de mobilidade, bem como criar hubs com múltiplos usos no subsolo. 

“Modais individuais ou coletivos podem ser guardados e alugados nesses espaços. Cada nível no subterrâneo pode ser usado para diferentes fins”, disse Piovesan. “Há lugar para manobrar e guardar frotas de caminhões ou veículos elétricos usados no abastecimento de mercados locais ou entregas diretas ao consumidor final”, ele exemplificou.

Estacionamentos subterrâneos e as cidades de 15 minutos

Paris deverá ser mais verde e sustentável até 2030. Estacionamentos subterrâneos podem contribuir para essa transformação. (Fonte: Shutterstock)
Paris deverá ser mais verde e sustentável até 2030. Estacionamentos subterrâneos podem contribuir para essa transformação. (Fonte: Shutterstock)

Recentemente, Paris anunciou seu projeto de cidade de 15 minutos. A proposta prevê que as pessoas possam acessar todos os serviços dos quais precisam a apenas 15 minutos de onde estão. 

Mas, para isso, o espaço urbano deve ser um espaço fluido e aberto a diferentes modais, sobretudo à mobilidade ativa, e é aí que os estacionamentos subterrâneos podem ser bons aliados. 

As vagas subterrâneas ocupam mais de 2 milhões de metros quadrados na França, e esse tipo de estrutura deve acompanhar os atuais movimentos de reestruturação urbana. É o caso da avenida Champs-Élysées, por exemplo, que, por conta do novo projeto anunciado pela prefeita de Paris, terá mais vegetação e menos carros até 2030. 

Assim, estruturas subterrâneas para se estacionar veículos têm sido pensadas de modo a deixar a superfície livre. Isso é especialmente relevante para uma cidade que se prepara para receber os jogos olímpicos marcados para 2024. 

Carros elétricos e os estacionamentos subterrâneos

O mercado de estacionamentos subterrâneos já está voltado para o crescimento dos carros elétricos. (Fonte: Shutterstock)
O mercado de estacionamentos subterrâneos já está voltado para o crescimento dos carros elétricos. (Fonte: Shutterstock)

Outro novo movimento impactado pelos estacionamentos subterrâneos é a ascensão dos carros elétricos, que demanda a ampliação de estruturas para recarga. Segundo Piovesan, esse modelo de operação está presente nos estacionamentos subterrâneos e fornece formas autossustentáveis de geração da energia que alimenta os carregadores. Outro ponto positivo para os estacionamentos subterrâneos: solução criada há meio século e que está mais atual do que nunca. 

Fonte: Edx, Indigo.

O Estadão Summit Mobilidade Urbana será online e gratuito. Inscreva-se agora!

Webstories