Summit Mobilidade

Como fazer transferência de veículo pelo celular?

29 de março de 2022 3 mins. de leitura
Saiba como fazer a transferência do veículo pelo celular e veja em quais casos o serviço é necessário

Desde setembro de 2021, a transferência de veículos pode ser realizada pelo celular, permitindo que o procedimento seja finalizado sem a necessidade de reconhecer firma em cartório.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito!

Como a mudança é recente, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como realizar a transferência, por isso fizemos uma matéria completa sobre o tema para explicar como o processo é feito.

Confira!

O que é transferência de veículo?

Transferir a propriedade de um veículo é importante para não ser responsabilizado por multas após a venda. (Shutterstock/Reprodução)
Transferir a propriedade de um veículo é importante para não ser responsabilizado por multas após a venda. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A transferência de veículo é a mudança da propriedade de um automóvel e ocorre toda vez que um carro ou uma moto são vendidos a uma pessoa física ou jurídica, passando ao indivíduo ou à empresa todas as responsabilidades que envolvem o bem.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o procedimento deve ser realizado no máximo 30 dias após a data da compra. Para aqueles que não cumprirem as regras, a lei prevê multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Até o primeiro semestre de 2021, o procedimento precisava ser feito pessoalmente no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com um documento reconhecido em cartório. Agora, o processo ficou ainda mais fácil e pode ser realizado pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Leia mais:

Ford implementa tecnologia de conectividade em seu novo veículo

5 cidades que reduziram o limite de velocidade no trânsito

Conheça o novo carro autônomo da Honda para construção civil

Como fazer a transferência de veículo pelo celular?

A transferência de veículos por aplicativo deve facilitar a vida de milhares de brasileiros. (Shutterstock/Reprodução)
A transferência de veículos por aplicativo deve facilitar a vida de milhares de brasileiros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O primeiro passo para realizar a transferência do veículo pelo celular é baixar o app Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos da Google ou da Apple. Em seguida, é preciso acessar o aplicativo utilizando uma conta da plataforma gov.br.

Caso você nunca tenha utilizado um serviço do governo federal pela internet e não tenha cadastro no sistema, é necessário tocar em “Cadastrar-se” e preencher todos os campos do formulário, como nome completo e CPF. O software vai processar seus dados e gerar a Carteira Digital de Trânsito.

Na primeira página do app, selecione “Veículos” e depois “Solicite a transferência de propriedade”. Basta seguir informando os dados solicitados. Caso exista algum impedimento para realizar a transferência, o software sinalizará a situação.

Ao finalizar o processo, é preciso que o comprador acesse o aplicativo para confirmar o procedimento, realizar a assinatura virtual e enviar fotos de seus documentos pessoais.

As informações referentes às próximas fases do processo, como a vistoria do Detran, são encaminhadas para o e-mail de todos os envolvidos na transferência. Nesse primeiro momento, a funcionalidade está disponível apenas para pessoas físicas transferirem o documento para estabelecimentos comerciais, mas o governo federal afirma que em breve será possível realizar o procedimento entre pessoas físicas.

Quer saber mais de mobilidade urbana? Assista aqui à opinião e à explicação de nossos parceiros especialistas sobre diversas pautas ligadas ao tema.

Fonte: Jornal do Carro, Auto Papo.

129801cookie-checkComo fazer transferência de veículo pelo celular?