Conheça as formas de transporte mais populares no mundo

18 de setembro de 2019 3 mins. de leitura
Saiba de quais modos as pessoas preferem se deslocar

Existem diversas formas de locomoção humana, e em geral os grandes centros urbanos oferecem mais opções de transporte para os cidadãos: gratuitas ou pagas, particulares ou coletivas, poluentes ou não. Confira algumas das formas de transporte mais populares no mundo.

Bicicleta

(Fonte: Unsplash)

Bicicletas ainda são uma das formas de transporte mais populares no mundo. Econômicas e de baixo impacto ambiental, elas servem também como um exercício físico e podem ser usadas para trabalhar, como pode ser observado com a popularização dos serviços de entrega por aplicativos.

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade do Brasil

Em alguns lugares do mundo, essa opção é quase unanimidade. Na Holanda, por exemplo, é possível encontrar estacionamentos de bicicletas muito mais lotados do que de carros. Outros países europeus, como Dinamarca, Alemanha e Suécia, e asiáticos, como Japão e China, têm esse veículo como uma forte preferência.

Carros e motos

(Fonte: Unsplash)

Carros e motocicletas particulares são alguns dos meio mais utilizados no mundo e têm vantagens e desvantagens: são mais poluentes e acabam gerando congestionamentos nas grandes cidades; entretanto, os seus usuários não dependem de disponibilidade e horários.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o carro ainda é a escolha principal. De acordo com o portal World Atlas, 85,4% dos norte-americanos usaram carros para se transportar diariamente para o trabalho em 2016.

Transporte público

(Fonte: Pexels)

Outro meio comum de locomoção nos centros urbanos é o transporte público. Nessa categoria existe uma grande variedade de opções: ônibus, trens, bondes, barcos e balsas são alguns dos veículos que podem ser disponibilizados dependendo do tamanho, das necessidades e da geografia do local.

No Brasil, cerca de 25% dos brasileiros utilizam o ônibus como principal meio de deslocamento, de acordo com um levantamento de 2015 encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Veículos coletivos particulares

(Fonte: Unsplash)

Outra opção de deslocamento bastante utilizada ao redor do mundo são os táxis. Entretanto, um modo semelhante surgiu e se popularizou nos últimos anos, com os veículos coletivos particulares. Os usuários não precisam mais ir até um ponto de táxi ou esperar que um carro passe na rua, podendo chamar um veículo pelo smartphone.

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo ZAP em 12 capitais brasileiras, o Mapa da Qualidade de Vida de 2018, 52% da população eram adeptos do uso de serviços de aplicativo para locomoção.

Caminhar

(Fonte: Unsplash)

Usar o próprio corpo como meio de locomoção ainda é a opção mais barata e sustentável. No entanto, essa escolha nem sempre é possível. A distância a ser percorrida ou questões de saúde podem interferir, por exemplo, mas caminhar ainda é uma das principais formas de se deslocar ao redor do mundo.

No mesmo estudo encomendado pela CNI em 2015, foi levantado que 22% dos brasileiros caminhavam ao invés de utilizarem qualquer outro meio de transporte.

Fonte: EBC, Jornal do Comércio, Fortune, World Atlas, Spoke Fly.

Gostou? Compartilhe!