Ícone do site Summit Mobilidade

Dia Mundial da Gentileza: como tornar o trânsito mais amigável?

Conheça o principal evento de mobilidade urbana do Brasil.

Em 13 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Gentileza. A data foi escolhida em uma conferência em Tóquio (Japão), realizada por grupos que se organizaram para disseminar a ideia de propagar a gentileza pelo mundo. Com a chegada dessa data simbólica, vale a pena pensar como a mudança de atitude na interação com outras pessoas pode mudar nossa vida no trânsito e nas cidades.

Atitudes mais gentis podem evitar uma série de confrontos que podem acarretar situações trágicas. Pensando nisso, listamos dicas de como tornar o trânsito mais amigável. Confira-as a seguir!

Desatenção pode gerar acidentes e brigas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

1. Faça a manutenção do carro

Pode parecer uma dica não relacionada com o tópico, mas ela faz muito sentido. Negligenciar o cuidado com o veículo pode prejudicar a si próprio e os outros, ao fazer que as chances de ele estragar nos lugares mais inconvenientes aumente.

Já imaginou o carro parado no meio de uma avenida impedindo várias pessoas de chegar ao trabalho a tempo? Pois é, com o grau de estresse que sofremos nas grandes cidades, vale a pena evitar situações como essa.

2. Evite usar a buzina

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a buzina é um item de segurança que deve ser usado para alertar situações de perigo. Portanto, nada de usá-la para penalizar alguém que cometeu um erro. Provações como essa podem atrapalhar outras pessoas e gerar mais conflitos.

3. Pratique a direção defensiva

Segundo o Departamento de Trânsito (Detran), a direção defensiva é a prática de conduzir um veículo de forma cuidadosa, adotando práticas de cautela e civilidade. Quem pratica a direção defensiva utiliza métodos para evitar acidentes, mesmo quando causados por outras pessoas.

A pessoa que conduz e pratica a direção defensiva está sempre atenta aos outros veículos, às condições da pista e aos problemas do carro. Assim, mantém uma distância segura de outros veículos, obedece à sinalização e ainda está atenta para desviar de situações emergenciais. Quem dirige dessa maneira costuma adotar uma postura mais pacífica e consciente com os outros no trânsito, gerando um espaço mais gentil.

4. Não responda a provocações

Como mencionamos, frequentemente motoristas estão sob grandes cargas de estresse e muitas horas no trânsito, com a necessidade de “correr contra o relógio” e ter que lidar com erros cometidos durante a prática da direção.

Nessas horas, muita gente perde a cabeça e parte para xingamentos, agressões e até a condução perigosa do veículo para provação. É difícil ser a pessoa que abaixa a temperatura nessas situações, mas evitar responder a provocações ou ações violentas e não participar de brigas podem salvar vidas. Então, tente agir com empatia até nos momentos mais caóticos.

Leia também:

5. Evite mexer no celular

O uso do celular no trânsito infelizmente se popularizou. O Sistema de Posicionamento Global (GPS), por exemplo, virou uma ferramenta quase indispensável. Porém, a facilidade de ter o celular perto enquanto se dirige faz que, comumente, motoristas tentem ler mensagens ou responder a elas, além de realizar outras atividade do dia a dia no aparelho enquanto dirigem.

Isso tira a atenção no trânsito e pode causar uma série de acidentes, inclusive com pedestres. Por isso, não use o celular enquanto dirige. Essa é uma infração de trânsito responsável por diversos acidentes em todo o País.

6. Seja gentil com os pedestres

Os pedestres são os mais frágeis no trânsito, portanto devem ser protegidos. Sempre que possível, dê a vez, espere travessias nas faixas e avise pedestres sobre possíveis riscos. Afinal, todas as pessoas são pedestres em algum momento do dia, e “gentileza gera gentileza”.

Dia Mundial da Gentileza: a atenção nos pedestres é uma forma de cuidar da vida. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

7. Respeite as regras de trânsito

Essa atitude já deveria ser natural, porém é comum que se desrespeite algumas regras, seja por estar perto de casa, seja por desatenção, seja até por imperícia na condução. De qualquer forma, esforce-se ao máximo para respeitar todas as sinalizações e dar as setas ao virar. Além disso, é claro, nada de beber e dirigir.

Um trânsito em que todas as regras são respeitadas é mais gentil e humano, com os grandes veículos cuidando dos menores.

Gostou das dicas sobre o Dia Mundial da Gentileza? Então se atente às novidades do Summit Mobilidade, que tem sempre as notícias mais importantes sobre mobilidade urbana, trânsito e veículos.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Detran PR, Agência Brasil, Unisantanna, Center System, O Tempo

Sair da versão mobile