Luzes no painel do carro: saiba o significado de cada uma delas

20 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura

As luzes do painel do carro podem indicar problemas. Saber o que fazer em cada situação pode evitar sérios danos

Publicidade

Os carros estão cada vez mais tecnológicos. Porém, algo continua igual: o painel tem todas as informações necessárias ao motorista e alertam sobre problemas que podem acontecer. Todos os veículos têm luzes indicativas que mostram ao condutor funções ligadas, problemas elétricos ou falhas no motor.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), é importante que o dono do veículo saiba o que significa cada uma dessas luzes. Essas informações podem prevenir acidentes e gastos desnecessários.

A manutenção do carro deve ser realizada frequentemente. A legislação de trânsito aplica multa para veículos que circulem em mau estado de conservação. A infração é grave, e o motorista perde 5 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), além de desembolsar o valor de R$ 195,23 aos cofres públicos.

O esquema de cores

A maioria dos veículos tem um esquema de cores que indica a intensidade do problema. Saiba o que elas significam.

Painéis de carros variam, mas alguns símbolos são universais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Painéis de carros variam, mas alguns símbolos são universais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Luzes vermelhas: indicam um problema grave. O carro deve ser parado imediatamente e levado à oficina mecânica por um guincho.
  • Luzes amarelas: sinalizam que você deve levar o veículo para a oficina o quanto antes. Caso seja necessário dirigir até lá por alguns quilômetros, não terá problemas.
  • Luzes verdes, azuis ou brancas: indicam funcionamento normal de diversos dispositivos, como luzes, ar-condicionado ou desembaçador de vidros.

É importante saber que, ao ligar o carro, todas as luzes do painel se acenderão. Após alguns segundos elas se desligarão. Isso só não ocorrerá em três situações, quando:

  1. houver algum problema com o automóvel;
  2. o dispositivo estiver em uso (por exemplo, com o freio de mão acionado);
  3. alguma ação necessita ser tomada (por exemplo, colocar o cinto de segurança ou fechar alguma porta).

As principais luzes do painel

Verifique o que algumas das luzes significam a seguir.

  • Baixo nível de combustível – Não é raro que essa luz acenda e, quando isso acontecer, procure um posto de combustível. A falta de combustível impede o motorista de continuar sua viagem e, caso o combustível se esgote, caracteriza infração de trânsito, podendo acarretar em multa e perda de pontos na carteira.
A luz mais comum, e talvez a mais temida, indica a falta de combustível. Parar em via pública por falta de combustível gera multa. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A luz mais comum, e talvez a mais temida, indica a falta de combustível. Parar em via pública por falta de combustível gera multa. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  •  Pastilhas de freio – Esse aviso indica que a vida útil das pastilhas está no fim. A manutenção desse item é de extrema importância e, caso não ocorra, pode levar a danos mais graves no disco de freio. Além disso, a segurança dos passageiros do veículo está diretamente ligada ao bom estado de conservação dos freios.
  • Alerta de temperatura – A alta temperatura do motor pode levar a problemas graves. Se essa luz acender no painel, o motorista deve parar o carro e procurar um guincho. Continuar dirigindo nessa situação pode acarretar danos mais graves e um prejuízo maior.
  • Cinto de segurança – Esse é um item de extrema importância para a segurança dos passageiros. A luz permanecerá acessa até que o motorista coloque o cinto. Em alguns modelos, também pode indicar se um passageiro não colocou o dispositivo. Geralmente, um aviso sonoro é emitido para impedir que o carro seja conduzido sem que os ocupantes estejam de cinto.

O Detran de São Paulo lista 64 luzes principais. O órgão ressalta que, em caso de dúvida, o manual do fabricante seja consultado, visto que cada modelo de veículo pode apresentar diferenças e particularidades.

Fonte: Asdap, Detran SP, Notícias Automotivas, Connect Parts.

Webstories