Summit Mobilidade

O que é trânsito? Veja a importância e as aplicações do conceito

29 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
O significado de trânsito está na base das políticas de mobilidade. Confira mais informações sobre o assunto e como ele é usado no dia a dia nas cidades

Quando se pensa em mobilidade, há uma série de temas que vem à mente: bicicletas, caminhada, direito à cidade, acessibilidade e tantos outros. Porém, às vezes escapam conceitos fundamentais, como a própria ideia do que é o trânsito.

Por isso, é hora de conversar sobre o tema que fundamenta o acesso ao espaço urbano.

Saiba o que é trânsito

O trânsito é a regulação de todas as formas de transporte. (Fonte: Shutterstock/Luis War/reprodução)
O trânsito é a regulação de todas as formas de transporte. (Fonte: Shutterstock/Luis War/reprodução)

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais. Esse deslocamento pode ser isolado, em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento ou carga e descarga.

Como se pode perceber, o trânsito não é apenas o conjunto de regras que tratam da mobilidade humana. Se há outros atores agindo no espaço, como animais, faz sentido considerá-los nas regras de deslocamento.

O trânsito, portanto, responde por essa normatização do comportamento no espaço público.

Existem muitas razões pelas quais o trânsito vem ganhando centralidade, e uma delas se refere ao compartilhamento do espaço urbano. Com cidades cada vez maiores, o arranjo formado pela necessidade de se locomover nelas é cada vez mais complexa.

O CTB acrescenta que o trânsito é a soma dos diversos tipos de solo das cidades. Isso passa pelos deslocamentos diários para o trabalho, a escola, a universidade ou ainda para momentos de lazer e cuidados com a saúde.

Portanto, não existe forma de estar nos centros urbanos sem que isso passe pelo trânsito. Do endereço da sua casa à necessidade de se locomover para comprar um pão pela manhã, é ele que auxilia na mediação das necessidades de cada cidadão.

Veja como o conceito ajuda a compreender a sociedade

Mais do que um conjunto de regras, o trânsito é um eixo interseccional para a compreensão e a intervenção na sociedade. (Fonte: Shutterstock/Baza Production/reprodução)
Mais do que um conjunto de regras, o trânsito é um eixo interseccional para a compreensão e a intervenção na sociedade. (Fonte: Shutterstock/Baza Production/reprodução)

O trânsito não é apenas um regramento da circulação do espaço comum. Ele tem-se tornado também uma lente para olhar uma série de questões sociais. Veja alguns exemplos disso a seguir.

Medicina de Trânsito

A Associação Brasileira de Medicina de Trânsito tem ganhado um enorme protagonismo. A entidade se preocupa em acompanhar o impacto biomédico dos problemas de trânsito, sobretudo em relação à saúde pública. Um exemplo disso são os custos dos acidentes, seja em pessoas lesionadas ou mortas, seja em relação ao orçamento do Sistema único de Saúde.

Direito do Trânsito

Essa área é formada pela aplicação das leis e outras normativas que regulam a vida no trânsito. Isso inclui os veículos, mas também o tráfego de animais, a caminhabilidade e os modais de micromobilidade, como a bicicleta.

Psicologia de Trânsito

Você deve conhecer o fatídico teste psicotécnico aplicado para tirar a carteira de motorista. Ele é um exemplo de intervenção possível para o campo da Psicologia do Trânsito, área em que se estuda o comportamento humano nos deslocamentos urbanos e auxilia na elaboração de políticas públicas.

Sociologia do Trânsito

No Brasil, o automóvel não é apenas um meio de transporte, mas também de elevação social. Como criar políticas de trânsito que considerem esse fenômeno? Essa é uma das muitas contribuições da Sociologia do Trânsito.

Gostou de conhecer mais o conceito de trânsito e suas aplicações? Então continue de olho no Estadão Summit Mobilidade.

Fonte: Detran-PR, Cetran-MS.

125970cookie-checkO que é trânsito? Veja a importância e as aplicações do conceito