O que é transporte multimodal?

28 de janeiro de 2021 3 mins. de leitura
A multimodalidade representa uma saída para os desafios atuais de transporte urbano

O transporte multimodal agrega dois ou mais tipos de transporte, ou modais, em uma operação. Seja em escala nacional, em que temos os transportes rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário, ou em escala municipal, com ônibus, carros, táxis e metrôs, ou ainda com as opções individuais, como motos, patinetes e bicicletas, que funcionam em sistema de aluguel por demanda.

Atualmente, o cidadão dispõe de diversos tipos de transporte por demanda nas maiores cidades do País. (Fonte: Shutterstock)
Atualmente, o cidadão dispõe de diversos tipos de transporte por demanda nas maiores cidades do País. (Fonte: Shutterstock)

Guinada para o multimodal 

A multimodalidade permite a articulação dos meios de locomoção que já existem, combinando-os em soluções cada vez mais rápidas e menos custosas. Quando se trata da logística de empresas e de deslocamentos em maiores distâncias, a multimodalidade torna-se crucial para operações estratégicas, e o planejamento abrangente representa um ganho para todos os envolvidos. 

Já conhece o Estadão Summit Mobilidade Urbana? Saiba o que rolou na última edição do evento.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o transporte multimodal de cargas pode ser regido por um único contrato, no qual um operador de transporte multimodal acompanhará e será responsável por todo o processo.

Quais são as vantagens?

São inúmeras as vantagens do transporte multimodal para a experiência urbana, a vida em comunidade e o fluxo tanto de pessoas como de produtos em âmbito nacional. Confira algumas delas, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres.

  • Contratos de compra e venda mais adequados.
  • Melhor utilização da capacidade disponível da nossa matriz de transportes.
  • Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente.
  • Melhor utilização das tecnologias de informação.
  • Ganhos de escala e negociações do transporte.
  • Melhor utilização da infraestrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e movimentação.
  • Aproveitamento da experiência internacional tanto do transporte quanto dos procedimentos burocráticos comerciais.
  • Redução de custos indiretos.

Benefícios para a vida nos ambientes urbanos

O transporte multimodal garante eficiência no deslocamento rotineiro e na gestão equilibrada de recursos. (Fonte: Shutterstock)
O transporte multimodal garante eficiência no deslocamento rotineiro e na gestão equilibrada de recursos. (Fonte: Shutterstock)

Com o acúmulo de veículos, principalmente em grandes cidades e rodovias, tornou-se necessário buscar alternativas para a locomoção de pessoas de forma mais sustentável e que seja menos agressiva para o meio ambiente. A Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), por exemplo, prioriza a integração entre os meios de transporte e a diminuição de custos ambientais, sociais e econômicos.

Para os habitantes de uma cidade, a multimodalidade poderia representar um novo paradigma se programas específicos fossem implementados no sentido de tornar a experiência de locomoção nas cidades cada vez mais efetiva e integrada, reduzindo trânsito, tempos de espera entre meios de transporte coletivos, bem como aceitação e alocamento estratégico das novas tecnologias de transporte. 

Fonte: Política Nacional de Mobilidade Urbana, ANTT.

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

O que achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Gostou? Compartilhe!