Online e gratuito, Estadão Summit Mobilidade começa no dia 17

7 de maio de 2021 4 mins. de leitura
Estão abertas as inscrições para o maior evento de mobilidade urbana do Brasil; saiba como se inscrever

“Transição para uma nova cidade” é o tema do Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021, que começa no dia 17 de maio e vai reunir referências do Brasil e do mundo para debater novas formas de deslocamento para o mundo pós-pandêmico. O congresso, que é o maior e mais relevante fórum do setor, vai até 21 de maio de forma gratuita e 100% online e está com inscrições abertas

Promovido pelo jornal Estadão em parceria com CCR, 99, Bosch, Honda, Indigo, Jaguar e a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, traz como novidade o prêmio Vozes da Mobilidade, que busca dar visibilidade a pessoas e projetos em destaque no setor. 

Programação do Estadão Summit Mobilidade 2021

A programação desta edição abordará a nova configuração dos deslocamentos urbanos e a mudança no modo de utilização dos espaços públicos, em uma estrutura dinâmica e interativa. Além dos painéis temáticos, palestras e apresentações de cases, o evento contará com uma websérie exclusiva com cinco capítulos.

Tendências pós-pandemia

O primeiro dia do evento abordará exemplos internacionais de cidades que mudaram seu comportamento na pandemia. Além disso, um painel mostrará como a engenharia brasileira tem liderado uma nova proposta de eletrificação para o mundo.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, discorrerá sobre as ações necessárias para auxiliar o transporte público neste momento de crise. O diretor de Sustentabilidade do Departamento de Transportes de Los Angeles vai apresentar as lições da cidade americana para promover a mobilidade com equidade.

Mudança de matriz de mobilidade

O aprendizado de países e cidades na mudança da matriz de mobilidade para atender às novas necessidades durante o isolamento social é o tema do segundo dia do congresso.

O fortalecimento da mobilidade ativa por conta da crise sanitária é o tema do debate entre Clarisse Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP), e Fernando Vidal, diretor-geral da Perkins&Will.

Luiz Renato Mattos, CEO da Onboard, empresa dedicada à transformação digital na mobilidade urbana, mostrará que a crise no transporte coletivo pode ser superada a partir da integração da bilhetagem e a introdução da carteira digital no transporte.

Cidades inclusivas

Como o exemplo de Paris pode ajudar as cidades mais inclusivas em todo o mundo? (Fonte: Shutterstock/Oliverouge 3/Reprodução)
Como o exemplo de Paris pode ajudar as cidades mais inclusivas em todo o mundo? (Fonte: Shutterstock/Oliverouge 3/Reprodução)

A importância do planejamento urbano para ajudar as pessoas a viver melhor e tornar as cidades mais inclusivas será a pauta do terceiro dia. Carlos Moreno, professor associado na Universidade de Paris Pantheon Sorbonne, contará como Paris desenhou o conceito de cidade de 15 minutos.

Mariana Almeida, superintendente da Fundação Tide Setubal, apresentará como a ação interdisciplinar colaborou para o desenvolvimento territorial do Jardim Lapena, na Zona Leste de São Paulo.

O dia será encerrado com um Painel sobre Desigualdade Territorial/Social, que contará com a presença de Glaucia Pereira, fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, e Pâmela Vaiano, diretora sênior de Comunicação e Responsabilidade Social da 99.

Mobilidade sustentável e segura

O estímulo a uma mobilidade mais sustentável e segura, com a troca da matriz energética dos transportes e o incentivo aos deslocamentos ativos, será tratado no penúltimo dia do congresso. Tomás Martins, CEO da Tembici e embaixador do Mobilidade, contará como o compartilhamento de bicicletas colabora para a mobilidade urbana sustentável.

Um painel, mediado pelo jornalista Victor Vieira, debaterá quais são os impactos da segurança na mobilidade para a população e parceiros, bem como garantir que o crescimento dos deslocamentos seja realizado de forma segura.

Inovação na mobilidade

A transformação tecnológica é o tema do encerramento do Estadão Summit Mobilidade Urbana 2021. Automação, integração de pagamento, compartilhamento e Mobility as a Service (MaaS) serão abordados pelos palestrantes Stella Hiroki, pesquisadora sobre Cidades Inteligentes, e Carlo Ratti, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e diretor do Senseable City Lab.

O evento será online e gratuito pela segunda vez

As desigualdades socioespeciais foi o tema de encerramento da última edição do congresso de mobilidade urbana. (Fonte: Summit Mobilidade/Reprodução)
As desigualdades socioespeciais foi o tema de encerramento da última edição do congresso de mobilidade urbana. (Fonte: Summit Mobilidade/Reprodução)

Esta é a segunda edição em que o Estadão Summit Mobilidade Urbana acontece de forma online e gratuita. Em 2020, com o tema “Inovar para incluir”, o evento iniciou uma proposta arrojada, valendo-se da tecnologia para alcançar o maior número de pessoas possível em um modelo virtual. Entre os temas em pauta, estavam o papel da inovação na consolidação de espaços urbanos mais inclusivos e inteligentes, bem como o combate às desigualdades socioespaciais.

Confira a programação completa do Estadão Summit Mobilidade 2021 e inscreva-se agora!

Este conteúdo foi útil para você?

102860cookie-checkOnline e gratuito, Estadão Summit Mobilidade começa no dia 17