Painel do Summit Mobilidade discute novos desafios do setor

17 de maio de 2021 4 mins. de leitura
Especialistas como Alexandre Baldy, Rafael Calábria e Sergio Avelleda abordaram as transformações do transporte público no Brasil

O Estadão Summit Mobilidade Urbana, que debate as principais tendências do setor, começou esta manhã, inteiramente online e gratuito. O painel de abertura debateu o tema “as tendências em mobilidade no mundo e no Brasil”. 

O transporte público, que, com a pandemia, enfrenta um dos principais desafios da história, foi um dos assuntos em destaque na mesa mediada pela jornalista Bia Reis. Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por exemplo, destacou que o sistema de transportes públicos no Brasil funciona melhor quando é usado de forma massiva. 

Para ele, um dos grandes desafios atuais é conseguir recuperar os números de antigamente de forma orgânica, tendo em vista que as prefeituras não são capazes de fornecer subsídios expressivos.

Painel: Tendências em Mobilidade no Mundo e no Brasil

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, mencionou que algumas crises e pautas que já eram importantes sobre mobilidade urbana no Brasil se intensificaram por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ele citou o exemplo de Paris, que utiliza o conceito de Cidade 15 minutos, e as investidas em home office como uma solução para os problemas de mobilidade para as grandes cidades brasileiras. 

Mesmo pensando sobre a “volta ao normal” com o final do período de quarentena, muitas empresas ainda podem adotar esse conceito de trabalho em casa para reduzir custos e aumentar a produtividade. Paes também lembrou que a maioria das pessoas ainda dá preferência aos transportes individuais.

(Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)
Autoridades debateram o futuro do setor na abertura do Estadão Summit Mobilidade Urbana. (Summit Mobilidade Urbana 2021/Reprodução)

Pandemia impulsionou mudanças de comportamento 

O secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, partiu de um levantamento realizado pelo NZN Intelligence em parceria com o Estadão Summit Mobilidade para abordar a baixa adesão ao transporte público: 83% dos entrevistados responderam que não se sentiam seguros em utilizar transportes como ônibus ou metrô na pandemia.

Baldy ressaltou que sistemas de higienização, uso de tecnologias e ampliação da limpeza são essenciais para garantir a confiança dos usuários e ainda destacou que a disseminação de informações objetivas pode ajudar a combater medos e inseguranças no atual cenário. 

Rafael Calábria, coordenador de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), afirmou que a comunicação entre prefeituras pode efetivar algumas ações para que os transportes públicos sejam seguros. “As cidades não tinham capacidade de enfrentar o problema durante a pandemia, escancarando grandes falhas estruturais”, ele explicou. 

Sergio Avelleda, consultor em Mobilidade Urbana e ex-secretário de Mobilidade Urbana e Transporte da Cidade de São Paulo (2017-2018), acrescentou que a crise também mostrou o quão essencial é o transporte público e teceu críticas ao uso massivo de transporte individual.

Ao responder sobre a realidade das cidades em relação aos veículos autônomos, em um cenário pós-pandemia, o consultor relembrou que o mundo globalizado tem grandes tecnologias ao seu dispor e que isso pode trazer eficiência e melhor gerenciamento. 

A abertura do evento também contou com o primeiro episódio da websérie Agora é Sua Vez, que apresenta pessoas e projetos em destaque no âmbito da mobilidade urbana. Foi o caso de Diego Salgado, que passou a entregar tortas por meio de bicicleta durante a pandemia. 

Participantes lamentam morte do prefeito de São Paulo

Durante o evento, os participantes prestaram condolências ao prefeito Bruno Covas, que faleceu ontem (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Durante a carreira dele, o político enfrentou uma série de desafios no âmbito do urbanismo e, entre seus desafios mais recentes, estava a revisão do Plano Diretor de São Paulo

O Estadão Summit Mobilidade Urbana segue até sexta-feira, inteiramente online e gratuito. Inscreva-se agora.

Este conteúdo foi útil para você?

104490cookie-checkPainel do Summit Mobilidade discute novos desafios do setor