Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

30 de janeiro de 2022 3 mins. de leitura

Saiba quantas horas esperar para dirigir com segurança sem deixar de se divertir

Publicidade

Não há dúvidas de que bebida e direção é uma mistura perigosa. No Brasil, ela é a terceira maior responsável por mortes no trânsito. Por isso, saber quanto tempo se deve aguardar para dirigir depois de beber é algo que garante a diversão com segurança. Essa conta, no entanto, é influenciada por algumas variáveis. Entenda.

Idade, sexo, peso, altura, quantidade e tipo de bebida devem entrar no cálculo. Afinal, cada organismo é único e reage de forma diferente à absorção. A média de espera é de pelo menos 12 horas. No entanto, quando consumido em excesso, o intervalo deve ser maior, chegando a 24 horas. Isso ocorre porque, quanto maior a quantidade de álcool presente no organismo, maior a dificuldade do corpo de processar e absorver completamente.

Como os testes detectam a presença de álcool?

Além do risco de vida, combinar bebida com direção gera prejuízos no bolso e na habilitação. (Fonte: Pexels)
Além do risco de vida, combinar bebida com direção gera prejuízos no bolso e na habilitação. (Fonte: Pexels)

Os testes de alcoolemia, aqueles usados para determinar a condição do motorista, também variam. No bafômetro, são punidas as pessoas que registram 0,06 dg/l (gramas de álcool por decilitro de sangue) ou mais no ar expelido – é o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de acordo com a Lei n° 11.705/2008, popularmente chamada de “lei seca”.

O artigo 165 do Código Penal Brasileiro define como infração gravíssima o ato de “Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência”. A consequência é a suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa pela infração (R$ 293,47) multiplicada dez vezes, isto é, um total de R$ 2.934,70.

Durante o tempo de suspensão, o motorista pode iniciar a reciclagem para recuperar o direito, mas, se for flagrado dirigindo, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será cassada. Dessa forma, ele não vai poder pilotar por dois anos e, para ter uma nova carteira, precisará passar novamente pelo processo de habilitação.

Mesmo assim, com apenas 0,02 dg/l de álcool no sangue, o motorista já é afetado em funções básicas, de acordo com Departamento de Transportes dos Estados Unidos (NHSTA). São prejudicadas, por exemplo, capacidades de concentração, coordenação, memória recente, percepção de velocidade, audição e foco. 

Como acelerar a absorção de álcool?

Na hora de lidar com a absorção do álcool, qualquer crença popular deve ser desconsiderada. (Fonte: Pexels)
Na hora de lidar com a absorção do álcool, qualquer crença popular deve ser desconsiderada. (Fonte: Pexels)

Popularmente, ingerir doces, assim como tomar alguns tipos de chás, café ou mesmo tomar banho gelado são jeitos conhecidos de “cortar” o efeito da bebida. Apesar de reduzirem os sintomas de embriaguez, essas fórmulas não interferem no processamento do álcool. 

Dessa forma, é importante lembrar de se alimentar e tomar água antes, durante e depois de consumir as bebidas alcoólicas. Isso garante uma metabolização mais rápida e fácil.

O jeito mais seguro de não correr riscos é beber e dirigir em dias diferentes, mantendo uma rotina saudável de alimentação e exercícios regulares; afinal, isso também vai tornar esse processo menos desgastante. 

Fonte: Doutor Multas.

126080cookie-checkQuanto tempo depois de beber posso dirigir?

Webstories