Posso dirigir? Saiba quanto tempo o álcool fica no sangue

26 de setembro de 2021 4 mins. de leitura
A Lei Seca estabelece que o motorista não pode ter mais de 0,2 g de álcool no sangue, o que na prática proíbe o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica na direção

A Lei Seca estabelece penalidades pesadas para o motorista flagrado dirigindo após beber. Ao ser abordado por policiais ou autoridades de trânsito, o condutor não pode apresentar mais de 0,2 g de álcool por litro de sangue, sob pena de ser multado em R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir, além de prisão de até três anos a depender do caso.

Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas altera os reflexos dos motoristas, aumentando a probabilidade de fatalidades. A combinação de álcool e direção é a terceira maior causa de mortes em acidentes no trânsito brasileiro. Mas quanto tempo o álcool fica no sangue após entrar no organismo?

Processamento de álcool no sangue

Quanto mais bebida alcoólica for ingerida, mais lento se torna o processamento de álcool pelo organismo. (Fonte: Shutterstock/Syda Productions/Reprodução)
Quanto mais bebida alcoólica for ingerida, mais lento se torna o processamento de álcool pelo organismo. (Fonte: Shutterstock/Syda Productions/Reprodução)

Se o álcool for absorvido muito rapidamente pelo corpo, o nível etílico no sangue atinge seu pico em 30 minutos com o estômago vazio e em uma hora durante uma refeição após a ingestão da primeira dose de álcool.

Uma vez absorvida, a substância passa para a corrente sanguínea antes de ser gradualmente eliminada pelo fígado. O órgão transforma o álcool em acetaldeído e depois em acetato. Em seguida, ele se transforma em calorias. E, finalmente, é eliminado ao tornar-se água e dióxido de carbono.

Nesse processo, o nível de álcool no sangue diminui de 0,1g a 0,15g por hora, a uma taxa definida pela “linha Widmark”, batizada em referência ao cientista que descobriu informações valiosas sobre a fisiologia do consumo de álcool. Essa taxa varia significativamente de um indivíduo para outro.

Cálculo do nível etílico no sangue

As bebidas alcoólicas apresentam distintas quantidades de álcool em suas composições. É o chamado teor alcoólico. No Brasil, a cerveja tem uma graduação alcoólica entre 3% e 6%, o vinho branco, 10%, o vinho tinto, 12% e bebidas destiladas como aguardente e whisky podem chegar a 50%.

Para calcular o volume de álcool consumido, deve-se multiplicar o volume ingerido em mililitros pelo teor alcoólico da bebida. Depois, o valor final deve ser multiplicado por 0,79, que é a quantidade de gramas que pesa 1ml de álcool.

Dessa forma, a ingestão de uma dose de cachaça de 50ml com teor alcoólico de 50% gera a ingestão de 25ml de álcool, ou 19,75g da substância no sangue.

O volume de sangue de uma pessoa corresponde a cerca de 7% de seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa com 80kg tem aproximadamente 5,6 litros do fluido. A dose de cachaça, portanto, levaria a uma concentração de 0,035g/l. Assim, nesse cenário totalmente hipotético, o álcool ingerido demoraria cerca de três horas para ser eliminado do organismo.

Como acelerar a eliminação do álcool do organismo?

Nenhuma receita milagrosa pode acelerar a eliminação do álcool no sangue. Não há necessidade de engolir café forte, comer doces ou tomar um comprimido de aspirina. Beber vários copos de água, por exemplo, poderá ser útil para matar a sede ou evitar a ressaca, mas não para se livrar do álcool no sangue e da Lei Seca.

A prática de exercício físico leva à perda principalmente de água e não tem efeito prático na queda de álcool no sangue. Apenas uma pequena parte do álcool ingerido é eliminado através da transpiração. Finalmente, a exposição ao frio também é ineficaz, exceto para causar perda de calor. O único remédio é o tempo.

Tempo seguro para dirigir

Se consumir bebida alcoólica, evite dirigir por, pelo menos, 12 horas para não ser multado na Lei Seca. (Fonte: Shutterstock/Brastock/Reprodução)
Se consumir bebida alcoólica, evite dirigir por, pelo menos, 12 horas para não ser multado na Lei Seca. (Fonte: Shutterstock/Brastock/Reprodução)

Os níveis de álcool no sangue e no hálito podem permanecer altos depois de muitas horas do consumo de bebida alcoólica. O tempo de eliminação da substância varia de acordo com fatores como sexo, peso, idade, uso de medicamentos, quantidade de álcool consumido e o tipo de bebida ingerida.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

Fonte: USP.

Este conteúdo foi útil para você?

111952cookie-checkPosso dirigir? Saiba quanto tempo o álcool fica no sangue