Summit Mobilidade 2022 começa 16 de maio

6 de maio de 2022 4 mins. de leitura
Maior evento de mobilidade urbana do Brasil vai discutir as transformações nos deslocamentos acentuadas pela pandemia de covid-19 e muito mais

O maior evento de mobilidade urbana do Brasil já tem data e hora para acontecer. O Summit Mobilidade 2022 será realizado de 16 a 20 de maio, a partir das 9h. O evento é totalmente online e gratuito, e você pode se inscrever aqui. Neste ano, o Summit Mobilidade discutirá em diversos painéis as transformações na mobilidade urbana, as quais foram aceleradas pela pandemia de covid-19.

A rápida popularização do trabalho a distância fez que a crise de diversos setores do transporte público fosse evidenciada. E qual é o futuro dos deslocamentos? Quais são as novas tendências e as demandas das pessoas nas grandes cidades? Essas serão algumas das questões que o Summit Mobilidade 2022 — O Futuro da Mobilidade: Soluções e Perspectivas tentará responder.

Efeitos da pandemia na mobilidade urbana

No primeiro dia será apresentado o resultado de uma pesquisa sobre a mudança de comportamento no quesito mobilidade durante a pandemia. O evento vai debater os efeitos da pandemia e a busca de transportes alternativos e ativos, como a bicicleta e a caminhada, e sobre a revolução nos pagamentos dos meios de transporte.

Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, já confirmou presença no painel que vai abordar os efeitos e as transformações que o isolamento social gerou nos fluxos urbanos e as expectativas para o futuro.

Luiz Renato Mattos, diretor-executivo (CEO) e cofundador da Onboard, estará no segundo painel do dia sobre as inovações das formas de pagamento e das operações financeiras possibilitaram novos modelos de transporte urbano, além do que se pode esperar do futuro nesse cenário.

Summit Mobilidade 2022 vai discutir até quando os efeitos da pandemia serão sentidos nos deslocamentos urbanos. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Summit Mobilidade 2022 vai discutir até quando os efeitos da pandemia serão sentidos nos deslocamentos urbanos. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Tecnologia e mobilidade

A terça-feira (17) terá painéis focados no debate sobre tecnologia e seus efeitos no transporte. A primeira conversa do dia abordará os efeitos que a chegada da internet 5G ao País pode causar na mobilidade urbana. O segundo painel focará os novos negócios e os aplicativos de mobilidade, que têm aumentado a possibilidade de escolhas de como se deslocar.

Como otimizar o transporte público?

Os debates do terceiro dia do evento abordarão a possibilidade de otimizar as tarifas e os itinerários para os usuários de transporte público. Uma das palestras apresentará o caso de São José dos Campos (SP). O painel final tratará a maneira como a pandemia acentuou a demanda por delivery e e-commerce e como isto afetou o transporte nas cidades.

O futuro da eletrificação no Brasil

O quarto dia do evento focará as perspectivas de eletrificação no Brasil. O primeiro painel contará com a presença de Carlos Motta, CEO da Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável, que traçará um panorama de como os veículos elétricos devem transformar a mobilidade urbana brasileira nos próximos anos.

O segundo convidado será Oswaldo Ramos, diretor de Comunicações (CCO) da GWM Brasil, participa do painel sobre como as montadoras se preparam para atender à demanda crescente por carros elétricos.

Micromobilidade e soluções contra a poluição

O último dia do evento (20) terá debates sobre micromobilidade e como zerar as emissões de gases do efeito estufa no transporte. Também será discutida a smart mobility, um conjunto de soluções inteligentes de mobilidade urbana que buscam mitigar a poluição e o tempo gasto no trânsito. Entre as atitudes propostas pela iniciativa estão compartilhamento de carros, integração de modais e transportes alternativos, como patinetes elétricos.

Até que ponto os veículos elétricos, como patinetes e biciletas, são uma solução para a mobilidade urbana? (Fonte: Pexels/Reprodução)

Até que ponto os veículos elétricos, como patinetes e bicicletas, são uma solução para a mobilidade urbana? (Fonte: Pexels/Reprodução)

Com o mundo lutando cada vez mais para diminuir a dependência de combustíveis fósseis para combater o aquecimento global e com a tecnologia afetando a vida nas grandes cidades, discutir a mobilidade urbana é cada vez mais urgente. Por isso, não perca o Summit Mobilidade, o maior e mais relevante evento sobre mobilidade urbana do País.

Inscreva-se agora. É online e gratuito!

Este conteúdo foi útil para você?

134900cookie-checkSummit Mobilidade 2022 começa 16 de maio