Summit Mobilidade Urbana 2020 será online e gratuito

7 de agosto de 2020 4 mins. de leitura
Evento será no dia 12 de agosto e debaterá caminhos para cidades mais diversas e democráticas

O maior e mais importante evento de mobilidade do Brasil está chegando. Na próxima quarta-feira (12), o Summit Mobilidade Urbana 2020 vai discutir o papel da inovação na consolidação de espaços urbanos mais inclusivos e inteligentes, por meio de debates e fóruns transmitidos online e gratuitamente. Mas é preciso se inscrever para participar

Promovido pelo Estadão, com apresentação da 99 e patrocínio da CCR, Veloe e Alelo, o evento abordará também as possibilidades de transformações nas cidades durante o período de pandemia. 

Conheça o maior e mais relevante evento de mobilidade urbana do Brasil

Aproveitando o momento único de reconfiguração urbana, também estarão em pauta temas como o combate às desigualdades socioespaciais e o enfrentamento à crise provocada pelo coronavírus. Serão aproximadamente sete horas de discussões com nomes que são referências no setor.

Mobilidade pós-pandemia

A abertura da programação será realizada pela presidente da Didi Chuxing, Jean Liu, que contará a experiência chinesa com mobilidade urbana, durante e depois da pandemia, e a nova relação das pessoas com o transporte público.

A Didi anunciou que os pedidos de viagens pelo seu aplicativo na China retomaram, em junho, aos níveis anteriores ao período de pandemia, com um pico diário que chegou a mais de 30 milhões de solicitações na China. A empresa está presente na Ásia, Oceania e América Latina, inclusive no Brasil, onde é proprietária do 99 app.

Sustentabilidade para todos

Evento discute como aprimoramento na infraestrutura urbana melhora qualidade de vida nas cidades. (Fonte: Shutterstock)

Asecretária municipal de Mobilidade e Transporte,, Elisabete França e o presidente da CCR Mobilidade, Luís Valença, debaterão como atualizar a infraestrutura instalada nas cidades para permitir deslocamentos mais flexíveis e sustentáveis.

A cicloativista Thuanne Fonsêca Teixeira contará a experiência da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo), em especial do projeto Bota Pra Rodar, que atua em comunidades periféricas com a missão de transformar a cidade em ambientes mais humanos, democráticos e sustentáveis.

Mulheres na Pesquisa Científica e o Desafio da Mobilidade Urbana

A sustentabilidade também será abordada em um painel que discutirá como as cidades podem facilitar deslocamentos e ampliar o acesso a oportunidades de emprego, estudo e moradia, com a presença de representantes da gestão pública, de empresas, além de pesquisadores sobre gestão urbana com foco no combate às desigualdades socioespaciais.

Segurança nos deslocamentos

A segurança nos deslocamentos urbanos, em especial, dos perfis mais vulneráveis, como ciclistas, pedestres e pessoas com mobilidade reduzida será discutido em um painel com a presença da especialista em Transporte Urbano do Banco Mundial, Bianca Bianchi Alves

O painel também terá representantes de organizações não governamentais, que refletirão sobre como democratizar o acesso sem distinções de gênero ou por presença de desabilidades.

Do ativismo à gestão pública

Alternativas ao uso de automóveis serão discutidos no Summit Mobilidade Urbana. (Fonte: Shutterstock)

O ativista americano Ken Kruckemeyer falará sobre como as cidades funcionam e de que forma é possível tornar o espaço urbano melhor para todos. A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, contará sobre a transformação urbana promovida na capital de Roraima, com investimentos na primeira infância, energia solar e mobilidade urbana. O conjunto de ações tornou a cidade a 6a capital no Brasil com maior quilometragem de ciclovias por habitante.

A busca por alternativas para reduzir os congestionamentos causados pelo aumento recente da frota de carros particulares em cidades de médio e grande porte será o mote do diálogo entre o Head do Waze Carpool para América Latina, Douglas Tokuno, e diretor-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Silvani Pereira.

Confira a programação completa do Summit Mobilidade Urbana 2020 e inscreva-se já.

Gostou? Compartilhe!