Summit Mobilidade

Vazamento de óleo: o que pode ser e como consertar?

8 de fevereiro de 2022 3 mins. de leitura
O vazamento de óleo deve ser investigado por um mecânico assim que as manchas no chão começarem a aparecer

Uma cena muito comum do dia a dia são estacionamentos e ruas com manchas de óleo provenientes de veículos que ali estavam estacionados. Apesar de ser algo costumeiro, muitas pessoas ainda desconhecem o assunto, possuindo dúvidas sobre as causas e modos de resolver o problema.

Para que você fique por dentro de tudo que envolve o vazamento de óleo em carros, reunimos as principais informações sobre o tema.

Quais são as possíveis causas do vazamento de óleo? 

O vazamento de óleo pode ser identificado a partir de manchas que ficam embaixo do carro quando ele está estacionado. (Unsplash/Reprodução)
O vazamento de óleo pode ser identificado a partir de manchas que ficam embaixo do carro quando ele está estacionado. (Unsplash/Reprodução)

O óleo automotivo possui um grande papel no funcionamento do carro, uma vez que ele é o responsável pela lubrificação do motor e das peças do automóvel. De acordo com o site Bidu, é aconselhável que o proprietário do veículo faça a troca do óleo anualmente ou a cada 5 mil km rodados, evitando que o produto fique sujo e implique em problemas de funcionamento. 

As possíveis causas para que um vazamento de óleo aconteça são diversas, podendo ser desde um excesso do produto no tanque até um defeito na parte hidráulica do carro. 

Vazamento de óleo: como descobrir o problema pela coloração?

Antes de partir para uma oficina, é possível se atentar à coloração da mancha de óleo para levantar uma hipótese do problema. Isso acontece devido a forma como o óleo entra em contato com outras partes do veículo quando ocorrem vazamentos e problemas estruturais. Ainda de acordo com o site Bidu, uma mancha pode ser preta, rosa, amarela, verde, marrom, vermelha e castanha. Entre as causas mais comuns para cada um delas estão: 

  • Preta: a mancha preta pode indicar problemas na lubrificação do veículo ou revelar a má qualidade do óleo, que afeta diretamente o motor. 
  • Rosa: amarela e verde: normalmente, o carro está com problema no líquido do radiador, fazendo com que o motor tenha um aquecimento elevado e proporcionando essas cores ao material. 
  • Marrom ou vermelha: apontam vazamento de óleo no motor.
  • Castanho: as manchas de óleo nessa tonalidade geralmente se apresentam na frente do carro, indicando problemas no sistema hidráulico.

Como consertar o vazamento de óleo automotivo? 

Em grande parte dos casos o vazamento de óleo pode ser rapidamente resolvido por um profissional. (Unsplash/Reprodução)
Em grande parte dos casos o vazamento de óleo pode ser rapidamente resolvido por um profissional. (Unsplash/Reprodução)

O vazamento de óleo deve ser sempre investigado por um mecânico, uma vez que existem diversas causas para o surgimento do problema. Caso o motorista adie a ida até um profissional de confiança após identificar o vazamento, é possível que o óleo comece a danificar o motor do carro, trazendo ainda mais prejuízos financeiros. 

Assim, a melhor maneira de fazer com que a frequência desse e de outros problemas surjam, é levando o carro para passar por manutenções recorrentes. Além de poder prevenir futuros gastos, essa também é uma maneira de contribuir para a segurança viária, uma vez que problemas mecânicos podem ocasionar acidentes fatais. 

Fonte: Bidu.

126640cookie-checkVazamento de óleo: o que pode ser e como consertar?