Vendas de motos no Brasil ultrapassam as de carro

16 de junho de 2022 2 mins. de leitura
Emplacamentos aumentaram 33,7% no 1º trimestre de 2022, o que indica a elevação nas vendas de motos no País

As vendas de motos superaram as de carro pela primeira vez em mais de 30 anos no Brasil. Em São Paulo, de fevereiro a março, o número de novas habilitações para a categoria A cresceu 65% devido ao menor custo das motocicletas e por serem mais econômicas.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o emplacamento aumentou 46,8%. Assim, 110.040 novas motocicletas foram licenciadas somente em março. Em comparação com o mesmo mês do ano de 2021, o aumento foi de 76,7%.

Fonte: Shutterstock
Vendas de motos dispara no Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

E não foram só os emplacamentos que se elevaram. A Abraciclo registrou alta de 37,8% na produção de novas motocicletas no primeiro trimestre de 2022 em relação a janeiro, fevereiro e março de 2021.

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, tudo indica que a demanda na produção de motocicletas continue elevada. “A tendência agora é manter o ritmo de produção e, com isso, atender aos consumidores que aguardam uma motocicleta nova”, afirmou o executivo.

O que explica o boom?

As vendas de motos no Brasil se elevaram devido aos impactos que o País sofreu nos últimos anos, a começar pela pandemia de covid-19, que impulsionou o mercado de delivery, e a crise econômica, que acelerou a busca por veículos mais econômicos.

“A procura cresceu muito durante a pandemia, com o aumento dos serviços de entrega e o maior uso nos deslocamentos urbanos para evitar a aglomeração do transporte público”, explicou Fermanian.

Fonte: Shutterstock
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O aumento nos valores de combustíveis é outro fator determinante. “A elevação nos preços dos combustíveis também tem levado pessoas a olhar mais para a motocicleta como uma alternativa”, explicou o presidente da Abraciclo.

As vendas de motos no Brasil tendem a crescer assim como a produção das fabricantes para suprir as necessidades de transporte dos brasileiros. Enquanto a situação do País permanece instável, o mercado das motocicletas segue com grandes chances de dominar as ruas brasileiras.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e a explicação de nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Fonte: Abraciclo.

Este conteúdo foi útil para você?

141610cookie-checkVendas de motos no Brasil ultrapassam as de carro