Apple planeja entrar no mercado de carros autônomos até 2025

5 de janeiro de 2022 4 mins. de leitura
A empresa norte-americana tem planos de revolucionar o mercado de carros autônomos por meio de uma nova tecnologia

Segundo informações do jornal Bloomberg, a Apple está desenvolvendo um carro 100% autônomo com lançamento previsto para 2025. Com um design inovador e audacioso, a empresa vai apostar em um veículo com bancos de passageiros dispostos nas laterais, mas sem volante e pedais. 

O projeto do carro autônomo começou em 2014, mas a equipe envolvida sofreu mudanças no quadro de funcionários e ganhou um foco destinado a outros produtos da marca. Então, o desenvolvimento foi adiado e só agora novamente voltou a ter a atenção da gigante de tecnologia.

Carros da Apple vão contar com telas de entretenimento. (Unsplash/Reprodução)
Carros da Apple vão contar com telas de entretenimento. (Unsplash/Reprodução)

Apesar de ter uma meta ambiciosa de lançamento, uma vez que, segundo o cronograma atual, restam apenas 4 anos para a Apple disponibilizar o seu veículo, a companhia acredita que vai conseguir atingir seus objetivos devido a um novo chip projetado que já está em testes. 

De acordo com o Bloomberg, o chip seria o componente mais avançado desenvolvido pela Apple até o momento, sendo composto com processadores neurais capazes de fornecer suporte para uma direção adequada e segura, sem nenhum tipo de intervenção humana.

Ao contrário dos carros que já têm um certo nível de autonomia hoje, a empresa deseja revolucionar o mercado e lançar um veículo 100% autônomo. No entanto, alguns aspectos de segurança ainda estão sendo discutidos pela marca, como a existência de um volante para uso emergencial.

Aspectos como o design do carro ainda estão sendo discutidos pela empresa. (Unsplash/Reprodução)
Aspectos como o design do carro ainda estão sendo discutidos pela empresa. (Unsplash/Reprodução)

Outro ponto indefinido diz a respeito à forma com que a Apple vai comercializar seus veículos. A empresa estaria decidindo direcioná-los para frotas de empresas de carros particulares em vez de mandá-las para consumidores individuais, uma vez que seus lucros podem não ser tão grandes nesse segundo caso devido a uma série de fatores, como custos e o conservadorismo no consumo. 

Além disso, segundo o Bloomberg, a companhia continua aumentando seu quadro de funcionários ligados à Tecnologia, os quais vêm testando todos os avanços conquistados até agora em sua frota de 69 SUVs Lexus na sede da empresa, localizada na Califórnia. 

Dessa forma, os fãs da Apple devem continuar acompanhando as notícias para ficar por dentro das próximas decisões da marca sobre o seu futuro no mercado automobilístico. 

Carros autônomos: quais são as vantagens desse tipo de veículo para as cidades? 

Os carros elétricos têm recebido grandes investimentos pelas fabricantes devido aos seus benefícios. (Shutterstock/Reprodução)
Os carros elétricos têm recebido grandes investimentos pelas fabricantes devido aos seus benefícios. (Shutterstock/Reprodução)

Assim como a Apple, uma série de empresas tem projetos de carros autônomos em desenvolvimento. Além de oferecer um melhor conforto e comodidade para o passageiro, eles podem apresentar uma série de vantagens para a mobilidade das cidades.

Um desses pontos está ligado aos congestionamentos das vias urbanas. Com uma tecnologia capaz de otimizar os fluxos, é possível reduzir o tempo de deslocamentos em horários de pico e aumentar de forma considerável a quantidade de veículos nas ruas — fazendo que elas se tornem menos sobrecarregadas. 

Os acidentes de trânsito, um grande problema enfrentado em centros urbanos, também tendem a reduzir com a implementação dos carros autônomos. Isso porque a maior parte dos acidentes são provenientes de falhas humanas na má condução do veículo. Em conjunto com avançados sensores de segurança e proximidade, os pesquisadores e designers acreditam que tenhamos um certo avanço no tema. 

Os carros autônomos também serão mais sustentáveis e menos poluidores, uma vez que os projetos em andamento preveem veículos 100% elétricos, de menor emissão de gases, além de mais silenciosos. 

Fonte: Bloomberg, Educação Automotiva. 

Este conteúdo foi útil para você?

123820cookie-checkApple planeja entrar no mercado de carros autônomos até 2025