A indústria automobilística está em constante evolução, com produtos e tecnologias novas para seus consumidores. Atualmente, o ar-condicionado elétrico pode ser considerado uma dessas novidades, uma vez que ele apresenta pontos positivos muito interessantes para os consumidores. Saiba mais.
Como funciona o ar-condicionado elétrico para carros?
O ar-condicionado elétrico apresenta um funcionamento idêntico ao veicular tradicional, realizando troca de gases e tendo sistemas de resfriamento. A única diferença ligada a eles está na fonte de energia utilizada pelo compressor.
Para ficar mais fácil, vamos entender primeiro o que é o compressor. Ele é uma das peças fundamentais para que o ar-condicionado funcione, sendo responsável por retirar o gás do evaporador e comprimi-lo para aumentar a pressão, fazendo o material se condensar e circular pelo sistema de resfriamento.
Normalmente, o compressor de um carro utiliza uma parte da energia proveniente da bateria e a outra, do giro do motor. Assim, é possível afirmar que ele utiliza ao mesmo tempo energias elétrica e mecânica para resfriar o ar.
Quando um motorista está conduzindo o carro e usa o ar-condicionado ao mesmo tempo, o consumo do combustível tende a ser maior devido ao aumento da carga presente no eixo do motor. Além disso, a potência do veículo é reduzida, já que a força motriz não está sendo utilizada apenas para o deslocamento.
No caso dos compressores elétricos, esses problemas são facilmente resolvidos, visto que eles utilizam apenas a energia da bateria para realizar as funções do ar-condicionado.
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Ter um ar-condicionado de funcionamento elétrico no carro fornece uma série de vantagens para o dono do veículo, como menor consumo de combustível, aumento da potência e funcionamento do ar a todo momento, mesmo quando ele estiver desligado.
Todavia, trocar o compressor causa uma série de gastos que fazem o processo ser inviável para a maioria das pessoas. Além de adquirir a peça, é preciso trocar a bateria por uma mais potente, instalar fios de alta tensão e acoplar um acumulador para uso do ar-condicionado.
Desse modo, mesmo que a tecnologia faça o consumo de combustível diminuir, quando colocado todos os valores “na ponta do lápis”, a troca do compressor mecânico para o elétrico se torna inviável e pode perder o sentido.
Assim, acaba sendo mais recomendado continuar com o compressor tradicional e acompanhar o avanço automobilístico dos próximos anos para verificar se os novos modelos podem vir equipados com o recurso.
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Fonte: Mundo da Elétrica.