Bloquinhos de rua: apps ajudam a mapear a folia

20 de fevereiro de 2020 5 mins. de leitura
Aplicativos mostram onde encontrar os blocos e qual é o melhor caminho para chegar até eles

Se você está pensando em aproveitar o Carnaval curtindo os bloquinhos de rua e não sabe como achá-los, saiba que a solução está na sua mão, em seu smartphone.

Conheça o mais importante evento de mobilidade urbana no Brasil

Com a enorme quantidade de blocos disponíveis nas grandes cidades, pode ser difícil achar aquele que mais agrada; como se não bastasse, locomover-se nas capitais durante esse período pode ser uma grande dor de cabeça.

Aumento no número de blocos de rua impacta a mobilidade urbana

Para evitar esses problemas, os aplicativos de mobilidade urbana são uma ótima saída para quem quer se festejar sem estresse, escolhendo as melhores opções e os melhores caminhos. Para isso, listamos alguns apps para facilitar a sua diversão.

Quicko

A startup Quicko, criadora do aplicativo de mobilidade urbana de mesmo nome, mapeou quase 1 mmil blocos que estarão espalhados pela capital paulista e disponibilizou essas informações em sua plataforma, para que os usuários não percam nenhum dia de festa.

Para ter acesso aos dados, há uma caixa intitulada “Carnaval com Quicko”. Ao habilitá-la, é possível ver no mapa os bloquinhos mais próximos, que ficam sinalizados com um ícone de máscara carnavalesca. Ao selecionar o grupo desejado, são exibidos a data, o endereço, o horário, o estilo de música e até o público-alvo.

(Fonte: Shutterstock)

Como o app é destinado a promover a mobilidade urbana, após o usuário escolher o bloco de interesse, é apresentado o melhor trajeto para não perder tempo no trânsito, já que muitas ruas estarão fechadas.

A empresa ainda irá disponibilizar 5 mil pochetes de segurança (doleira) durante os dias de evento (de 22 de fevereiro a 26 de fevereiro), mas só para quem baixar o app e apresentá-lo na retirada. O serviço está disponível para Android e iOS.

Blocos de Rua Carnaval 2020

O app Blocos de Rua Carnaval 2020 (para Android e iOS) é ainda mais completo, porque traz informações dos blocos de rua de nove capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Recife/Olinda, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza). Ao selecionar a cidade, basta conferir a programação, com as principais atrações, as datas, os horários e o bairro de saída de cada bloco.

O aplicativo ainda oferece várias matérias que ajudam o usuário a achar o local ideal para aproveitar o Carnaval. Há indicações para os pais que querem encontrar blocos infantis e para quem está procurando os grupos mais engraçados. Opções e informação não faltam.

Além disso, é possível adicionar o evento na agenda do smartphone e até compartilhá-lo no WhatsApp. É ótimo para reunir os amigos e não perder nenhum momento da folia.

CarnaBlocos 2020 — SP e RJ

O app está disponível para Android e iOS e tem somente duas opções de cidade: Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Apresenta tanto os eventos pagos quanto os gratuitos, com muitas informações, como horário, data e localização. Além disso, é possível ver qual é o estilo musical (pagode, samba, axé) do bloco e o tema e saber se é familiar, adulto, LGBT, entre outros.

Para facilitar a procura, pode-se filtrar as informações por data, bairro, distância e até público estimado. Alguns eventos solicitam confirmação de presença, mas para isso é necessário estar logado no sistema.

Existe uma opção no aplicativo, chamada CarnaCrush, especial quem quer achar um par. Basta fazer login com uma conta do Google ou Facebook para participar e poder conversar pelo chat do próprio app.

Bloco de Rua: Carnaval no Recife Antigo
(Fonte: Sérgio Bernardo/Divulgação)

Onde está meu trio?

Para quem quer curtir o Carnaval em Salvador (BA) e pular muito nos diversos trios espalhados pela cidade, o app Onde está meu trio é uma ótima opção. É possível buscar diretamente pela localização, utilizando o GPS, ou consultar a programação completa da festa, que vai desde os grandes trios até o Carnaval nos bairros. De fácil utilização, o aplicativo mostra de forma simples o horário, a atração e qual artista irá se apresentar em determinada data.

Por ser idealizado pelo portal iBahia, o app tem uma aba de notícias para compartilhar todas as informações do Carnaval local, com matérias bastante úteis, como a melhor forma de utilizar os transportes durante os dias do evento. Além disso, oferece uma lista de telefones úteis para dar mais segurança ao folião. Basta procurar o bloco e cair na folia.

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Gostou? Compartilhe!