Carros elétricos são destaque nos comerciais do Super Bowl 2020

5 de fevereiro de 2020 4 mins. de leitura
Três grandes montadoras apresentam veículos elétricos nos concorridos comerciais da final da NFL; objetivo é ganhar o consumidor comum

O Super Bowl atraiu a atenção do mundo todo no último domingo (2). Com um público de mais de 60 mil pessoas no Hard Rock Stadium, em Miami, o evento ultrapassou a marca de 100 milhões de telespectadores só nos Estados Unidos, segundo a FOX.

Conheça o mais importante evento de mobilidade urbana no Brasil

Os comerciais de TV, como em todos os anos, custaram caro: marcas que adquiriram inserções de 30 segundos desembolsaram algo em torno de R$ 21,4 milhões. E foi nesse lugar privilegiado que grandes montadoras deram destaque a uma estrela em ascensão: o carro elétrico.

(Fonte: Shutterstock)

A grande quantidade de propagandas de carros elétricos não apenas chamou a atenção de quem assistiu à final da liga, como também evidenciou uma tendência crescente na indústria automobilística. Dos sete anúncios de veículos — um dos menores números na história do evento, que tradicionalmente exibe muita publicidade do segmento —, três marcas optaram por esse diferencial: GM, Porsche e Audi. Um recorde do setor no Super Bowl.

A mensagem das empresas é clara: ninguém precisa escolher entre os eixos “velocidade, potência e design robusto” e “respeito ao meio ambiente”. A promessa foi tornar os carros elétricos mais populares entre os estadunidenses e entregar um veículo com ótima performance e caráter mais sustentável. Que tal dar uma olhada nos anúncios e ver qual te surpreende?

GMC

Do grupo General Motors, a GMC apresentou a propaganda de carros elétricos mais conceitual. Em 30 segundos, mostrou o GMC Hummer EV com imagens impactantes, apelo à força de cavalos e de um jogador de basquete quebrando uma tabela. A alternância entre som e silêncio se tornou um ótimo recurso para apresentar de forma limpa a mensagem “Feel the power of silence with the first of its breed / HUMMER EV: a quiet revolution is coming”.

Audi

A Audi escolheu um roteiro mais elaborado para apresentar o modelo E-Tron. O anúncio de 1 minuto contou com a atriz Maisie Williams, famosa pelo papel de Arya Stark na série Game of Thrones. Na peça publicitária, a opção pelo carro seria uma decisão tão acertada quanto ousada diante de um mundo masculinizado e poluído. A redação da publicidade reforça a impressão: “O futuro começa quando realmente deixamos o passado para trás. Junte-se à Maisie Williams, cantando ‘Let it Go’ de Frozen, da Disney, e à Audi, enquanto seguimos para um amanhã mais sustentável com os novos e-tron e e-tron Sportback. A única coisa que você não será capaz de deixar para trás será esta música.”

Porsche
Para apresentar o Taycan, novo carro elétrico da Porsche, um anúncio encena um roubo no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha. A ação é possível graças ao silêncio do veículo, que não permite que a vigilância perceba a movimentação. Quando o roubo é notado, inicia-se uma perseguição ao veículo com outros modelos clássicos da marca, como o Carrera GT, o 918 Spyder, o 911 RSR, o 930 Turbo e o 911 GT2 RS. E um recado é dado: o novo carro elétrico não deixa nada a desejar para os clássicos da marca — exceto um trator de 1950, que dá um tom de humor para a peça e reivindica a tradição da montadora.

Fontes: Mashable, The New York Times e Finance Yahoo.

Bunhill 2: como Londres está reaproveitando fontes de calor para seus moradores

3 razões para não termos carros voadores — ainda

O futuro do Brasil: como funcionam os caminhões autônomos

Gostou? Compartilhe!