Conheça o maior evento de mobilidade urbana do Brasil
Acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. No intuito de reduzir esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 e pretende diminuir em 50% a quantidade de óbitos decorrentes de sinistros até 2030.
O Plano Global é composto de ações imediatas que tornam o trânsito mais seguro em todos os aspectos e garantem atendimentos de emergência acelerados e eficazes. Confira, a seguir, quatro soluções que podem contribuir com essa transformação.
1. Planejamento de segurança viária
É preciso planejar, implantar e fiscalizar para que as mudanças sejam eficazes e palpáveis. Algumas capitais do mundo implantam, com a ajuda de especialistas e seguindo recomendações do Plano Global da OMS, planos específicos para a redução de acidentes e mortes no trânsito. É o caso do Rio de Janeiro (RJ) e de Buenos Aires (Argentina), que pretendem diminuir as estatísticas a longo prazo.
2. Redução de velocidade
Veículos com velocidade reduzida têm maior chance de evitar colisões; e, caso elas aconteçam, gerar menor impacto e causar menos mortes. Por isso, uma das ações previstas pelo Plano Global da OMS é diminuir o índice de velocidade nas vias urbanas para, em média, 30 km/h.
Referências do Cities Safer by Design, guia global para salvar vidas no trânsito, mostram que a probabilidade de morte nas vias varia de acordo com a velocidade permitida:
- vias com 30 km/h — probabilidade de morte: 10%;
- vias a partir de 40 km/h — probabilidade de morte: 30%;
- vias a partir de 50 km/h — probabilidade de morte: 85%.
3. Reestruturação das vias
A reestruturação da cidade influencia todos os aspectos do trânsito. Isso inclui estudos para implantação de limites adequados de velocidade para cada espaço, além da instalação de sinalização e de ajustes que beneficiem aqueles que desfrutam do território urbano.
Um exemplo é o conceito de Ruas Completas em prática em 21 cidades brasileiras. A iniciativa da WRI Brasil em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) propõe a readequação do uso do solo de forma mais eficiente e segura. Assim, a rua se torna um espaço público de convivência segura para ciclistas, motociclistas, pedestres e motoristas.
4. Fiscalização das implantações aplicadas
Além de estudar e readequar o espaço urbano, é preciso fiscalizar a efetividade das mudanças. Dados de trânsito ajudam na adequação de projetos e na reestruturação de medidas para evitar acidentes.
Leia também:
- Infrações que mais causam brigas no trânsito
- O que é trânsito? Veja a importância e as aplicações do conceito
- 5 cidades que reduziram o limite de velocidade no trânsito
Fonte: WRI Brasil, Nações Unidas