Obras impactantes vêm transformando a mobilidade urbana em diversas regiões do planeta
Publicidade
Muitos megaprojetos de mobilidade urbana espalhados pelo mundo são mais do que grandes obras estéticas. São também inspirações para o que virão a ser as cidades do futuro. Conheça cinco desses trabalhos impactantes.
A China se destaca como um dos países com a densidade demográfica mais alta do mundo. Para atender a essa demanda, foi criada uma ponte com 55 quilômetros de extensão, conectando as regiões administrativas de Hong Kong e Macau à cidade de Zhuhai. A construção foi iniciada em 2009, sendo aberta ao tráfego só a partir do final de 2018. Acredita-se que 68 milhões de pessoas foram impactadas com a obra, integrando um grandioso centro econômico no país.
A capital da Arábia Saudita tem 6 milhões de habitantes e 120 quilômetros de comprimento em sua área. Com diversos problemas urbanos, como um trânsito caótico e muita poluição no ar, um metrô na cidade vem sendo planejado desde 2014.
O início das operações está previsto para 2021, mas há possibilidade de o prazo se estender para 2022. O trajeto inicial terá 85 paradas, integrando uma população que pode aumentar consideravelmente até 2030.
Um dos famigerados Tigres Asiáticos também está na lista com um megaprojeto bastante promissor. Em Taiwan, país com cerca de 23 milhões de habitantes, há a expectativa de que as obras para ampliação do Aeroporto Internacional de Taipei, conhecidas como Taoyuan T3, sejam finalizadas em 2022.
A cidade indiana de Hyderabad passou por grandes impasses envolvendo crescentes demandas envolvidas na precariedade do transporte público. Além disso, o tráfego incessante de veículos fez as autoridades ficarem preocupadas com a mobilidade urbana no local.
Inicialmente, um novo sistema de transportes foi desenvolvido; porém, com o crescimento populacional desenfreado, novas adequações precisaram ser feitas. A criação do megaprojeto de um sistema de metrô veio para atender à população de quase 10 milhões de pessoas. As linhas chegam a se estender por cerca de 74 quilômetros.
Há também outro megaprojeto muito interessante vindo da China. Consiste basicamente na convergência entre duas redes distintas, sendo uma terrestre e outra marítima. Como um dos principais objetivos da iniciativa, há a promoção de uma maior integração entre os países envolvidos nos investimentos, impulsionando os desenvolvimentos tecnológico e econômico.
Fonte: Arch Daily.
Assine nossa newsletter com os principais debates de mobilidade urbana da atualidade.