Cidade foi das cinzas a modelo de inovação e mobilidade urbana
Publicidade
Outrora conhecida e estigmatizada pelo cartel do narcotraficante Pablo Escobar, a segunda maior cidade da Colômbia se tornou referência em transporte público eficiente, integrado e sustentável.
Conheça o mais importante evento de mobilidade urbana no Brasil
De forma inovadora, Medellín é hoje um exemplo a ser seguido por outras cidades da América Latina por sua maneira de unificar meios de transporte para atingir diferentes classes sociais e possibilitar maior qualidade de vida aos moradores e turistas.
Em 30 de novembro de 1995, a cidade deu o primeiro passo para sair da desesperança gerada pelo tráfico de drogas e entrar em uma nova forma de ver o mundo: foi inaugurado o Metrô de Medellín. Esse foi o principal movimento para a cidade mostrar ao mundo como um lugar deteriorado pela criminalidade e pelo terror poderia se transformar em uma cidade do futuro.
Depois do metrô vieram teleférico, bonde, ônibus e até bicicletas, tudo integrado para permitir que o cidadão se locomovesse de forma mais rápida e mais barata. Essas opções possibilitaram à cidade fazer uma revolução no trânsito e diminuir o fluxo absurdo de carros e mostrar aos seus vizinhos (e ao mundo) uma maneira de tornar viável uma mobilidade urbana eficaz.
Um dos benefícios trazidos pelo Sistema Integrado de Transporte do Vale do Aburrá (SITVA) é que a utilização dos meios de transporte que fazem parte do sistema pode ser feita com um único cartão. A passagem é barata e permite que o passageiro ingresse em qualquer plataforma.
O metrô tem duas linhas com extensão de quase 35 km. Já os teleféricos, chamados de Metrocable, facilitam o deslocamento dos passageiros que vivem nos morros (geralmente lugares marginalizados, assim como no Brasil), permitindo descer e subir de forma muito mais rápida e fazendo conexão com as plataformas integradas.
Outro transporte que faz integração com o metrô é o Metroplús, composto por ônibus com caminhos próprios e que por isso são mais rápidos e diminuem o fluxo de carros. Além desses há o Tranvia de Ayacucho (VLT) e as bicicletas públicas, cujo serviço é chamado de EnCicle.
O ambiente se tornou muito mais agradável e com menos barulho, e houve diminuição da poluição através da minimização do uso de carros e do aumento do uso de bicicletas e da implementação de transportes elétricos. O governo também ofereceu muito incentivo na elaboração de programas que criassem mais jardins e áreas verdes, o que complementa a malha de transportes.
Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.
Fonte: Metrô de Medellín, Brasileiras Pelo Mundo.