Programa no Ceará quer beneficiar 25 mil pessoas com acesso à CNH gratuita

20 de outubro de 2021 3 mins. de leitura
Programa deve conceder CNH social a beneficiários do Bolsa Família, egressos do sistema penitenciário e pessoas com deficiência. Saiba mais

O governo do Estado do Ceará divulgou em 13 de outubro o lançamento do Programa CNH Popular 2021. O programa pretende conceder acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B para 25 mil pessoas.  

A ideia é cobrir todos os custos referentes a exames médicos, formação do curso teórico, prova teórica, formação prática, exame prático de direção e recebimento da carteira para os contemplados.

Programa CNH Popular é voltado para beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência e egressos do sistema penitenciário. (Fonte: rafapress/Shutterstock/Reprodução)
Programa CNH Popular é voltado para beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência e egressos do sistema penitenciário. (Fonte: rafapress/Shutterstock/Reprodução)

Segundo o governador Camilo Santana (PT-CE), o programa destinará 20 mil acessos a cidades do interior e 5 mil para a capital, Fortaleza. A escolha dos municípios contemplados considerou a taxa de habilitados por habitantes, visando aumentar o acesso ao direito de dirigir para cidades mais pobres que historicamente habilitam poucas pessoas. Também é requisito para a participação no programa que os municípios oficializem sua gestão de trânsito.

Caráter social do Programa CNH Popular

Camilo Santana sublinhou a importância do programa para a inclusão social, dado que a habilitação facilita a busca por empregos e até possibilita trabalhos como de entregador e de motorista de aplicativos.

O Programa CNH Popular do Ceará já contemplou 140 mil pessoas entre 2009 e 2019, o público-alvo são beneficiários do Bolsa Família, egressos do sistema prisional e pessoas com deficiência.

Os habilitados na modalidade A (moto) também recebem um capacete, garantido através da Lei nº 15.931 de dezembro de 2015.

Contemplados para a habilitação A ganharão um capacete. (Fonte: Joa Souza/Shutterstock/Reprodução)
Contemplados para a habilitação A ganharão um capacete. (Fonte: Joa Souza/Shutterstock/Reprodução)

Como participar?

O cadastro deve ser realizado através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, em que é preciso registrar as informações solicitadas e anexar os documentos exigidos (comprovante de residência, identidade, NIS, CPF). Após isso, os dados são analisados pelo Detran e os candidatos aprovados são encaminhados para as autoescolas responsáveis pela preparação dos candidatos à habilitação.

Devido à alta demanda, o site de Detran-CE tem apresentado instabilidade, mas o governo já informou que trabalha para resolver a questão e que as pessoas inscritas depois das primeiras 25 mil permanecerão em uma fila de espera aguardando a análise dos dados de todos os candidatos.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.

Este conteúdo foi útil para você?

115460cookie-checkPrograma no Ceará quer beneficiar 25 mil pessoas com acesso à CNH gratuita