Quais são as diferentes categorias de carro?

18 de julho de 2021 3 mins. de leitura
Com tantas categorias no mercado, é importante entender as diferenças e ver qual delas atende melhor às suas necessidades

Praticidade, economia e espaço. São tantas as demandas dos motoristas que várias categorias de carros foram criadas para atendê-las e, por isso, muita gente pode ficar confusa na hora de fazer a escolha. Pensando nisso, preparamos um guia para quem não quer errar na escolha do automóvel. Confira!

1. Hatch

Os hatches são a categoria de carros mais popular no Brasil. (Unsplash/Reprodução)
A categoria hatch é a mais popular no Brasil. (Fonte: Unsplash)

O termo hatch vem de hatchback, palavra inglesa usada para se referir a carros com uma traseira com comporta. Como seu próprio nome já diz, os hatches têm uma porta em sua traseira, diferenciando-se de outros modelos, como o sedan — que tem uma espécie de “tampa”.

Os automóveis dessa categoria apresentam um tamanho compacto e oferecem algumas vantagens, como boa dirigibilidade e maior facilidade para manobrar. Eles são mais econômicos devido ao seu tamanho e muito populares entre os motoristas mais jovens. 

2. Sedan

Os carros sedans têm um valor de aquisição superior ao de outras categorias, como os hatches. (Unsplash/Reprodução)
Os carros sedans têm um valor de aquisição superior ao de outras categorias, como os hatches. (Unsplash/Reprodução)

Os carros dessa categoria têm a estrutura dividida em três partes: capô, área dos passageiros e porta-malas. Os automóveis sedan atendem principalmente aos consumidores que necessitam de um amplo porta-malas para suas atividades do dia a dia. 

Além disso, eles são ideais para famílias um pouco maiores, visto que normalmente têm um espaço interno maior e conseguem acomodar todos de forma confortável. Na hora da troca por um modelo superior, os sedans ganham vantagens e têm um maior valor de revenda.

3. Picape

As picapes têm desde modelos grandes até mais compactos. (Unsplash/Reprodução)
As picapes têm desde modelos grandes até mais compactos. (Unsplash/Reprodução)

A picapes, ou pick-ups, em inglês, são um tipo de veículo com uma caçamba na parte traseira. Elas são indicadas principalmente para aqueles que necessitam fazer o carregamento de cargas rotineiramente. 

Consideradas muito versáteis, elas podem funcionar também como carros para o dia a dia, visto que o seu compartimento de carga é separado da cabine de passageiros.

4. SUV

Em 2020, os SUVs foram uma das categorias mais procurada pelos consumidores, sendo responsáveis por 32,70% das vendas. (Unsplash/Reprodução)
Em 2020, os SUVs foram uma das categorias mais procurada pelos consumidores, sendo responsáveis por 32,70% das vendas. (Unsplash/Reprodução)

SUV é uma sigla para Sport Utility Vehicle, que, em tradução livre, significa “veículo utilitário esportivo”. Tornando-se muito popular nos últimos anos, essa categoria apresenta veículos robustos, com altura em relação ao solo e comodidade interna maiores.

Devido à sua estrutura, os SUVs também apresentam um maior conforto na direção. Recentemente, o mercado automobilístico tem investido em SUVs mais compactos, como é o caso do Ecosport, Tucson, Creta, entre outros. 

Qual é a melhor categoria de carro?

Dizer qual é a melhor categoria de carro é algo relativo e pessoal. Uma picape, por exemplo, pode ser extremamente útil para uma pessoa que necessita carregar carga com frequência, mas não para alguém que precise levar os filhos para escola todos os dias.

Antes da compra de um automóvel, é importante analisar diversas variáveis, como preço, economia, IPVA, utilidade, entre outros aspectos. Dessa forma, você estará escolhendo um automóvel que irá atender às suas demandas. 

Fonte: Portal Auto Shopping, Carts News, Moobie, Diogo Motors, Notícias Automotivas.

Este conteúdo foi útil para você?

108160cookie-checkQuais são as diferentes categorias de carro?