Qual é a maior rodovia do Brasil?

9 de março de 2022 4 mins. de leitura
Malha rodoviária brasileira é a 4ª maior do mundo e responde por 90% do transporte de passageiros; saiba qual é a maior rodovia do Brasil

A malha rodoviária brasileira é a quarta mais extensa do mundo, com quase 2 milhões de quilômetros. Ainda assim, a maior rodovia do Brasil é apenas a vigésima mais longa do mundo. Isso não tira a importância das estradas brasileiras, que são responsáveis por 90% do transporte de pessoas, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A maior rodovia do Brasil

BR-116 termina na ponte Internacional Barão de Mauá, na fronteira com o Uruguai. Primeiro bem cultural binacional reconhecido pelo Mercosul. (Prefeitura de Jaguarão/Reprodução)
BR-116 termina na ponte Internacional Barão de Mauá, na fronteira com o Uruguai. Primeiro bem cultural binacional reconhecido pelo Mercosul. (Prefeitura de Jaguarão/Reprodução)

A BR-116 é a maior rodovia do Brasil, com 4,6 mil km e cruza dez estados para ligar Fortaleza (CE) a Jaguarão (RS), na fronteira com o Uruguai. A estrada é considerada a mais perigosa do País, recebendo o apelido de “Rodovia da Morte”. Em 2020, foram mais de 7 mil acidentes que provocaram quase 700 óbitos.

A via foi inaugurada em 1933, saindo de Feira de Santana (BA) indo até a capital cearense. Em 1946, foi expandida da cidade baiana até o Rio de Janeiro (RJ), trecho conhecido como Rio-Bahia. O segmento mais movimentado, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi construído apenas em 1951. O intervalo foi batizado de Presidente Dutra e inclui a Marginal Tietê.

Já a ligação da capital paulista com Curitiba (PR), aberta em 1961, ganhou o nome do engenheiro civil responsável por sua construção, Régis Bittencourt, que foi presidente do antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER). A partir da capital paranaense até a fronteira uruguaia, a BR-116 passa a ser chamada de Via Serrana.

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Via translitorânea

BR-101 tem as paisagens mais bonitas das rodovias brasileiras. (Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis/Reprodução)
BR-101 tem as paisagens mais bonitas das rodovias brasileiras. (Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis/Reprodução)

A BR-101, por poucos quilômetros que são sobrepostos com outras BRs, não é a maior rodovia do Brasil, mas certamente é a que apresenta as paisagens mais belas, sendo um importante corredor turístico. O eixo rodoviário tem 4.482 km de extensão, que muitas vezes margeiam o litoral brasileiro, desde Touros (RN) até São José do Norte (RS), passando por 12 estados.

A rodovia foi inaugurada entre Recife e Maceió no final de 1960. Em alguns segmentos, como entre Iguape (SP) e a divisa do Paraná com Santa Catarina, a via foi planejada, mas ainda não foi construída. O seu trecho mais famoso, a estrada Rio-Santos, foi imortalizado na canção “As Curvas da Estrada de Santos”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Outras grandes rodovias brasileiras

Além das BRs 116 e 101, o Brasil tem mais cinco rodovias que cortam o território nacional praticamente de ponta a ponta e são importantes corredores de transporte para o fluxo de pessoas e de mercadorias.

A BR-364 percorre 4.309 km para ligar o ponto mais oeste do país, em Mâncio Lima (AC) na fronteira com o Peru, até o interior paulista, em Limeira (SP). A Transamazônica (BR-230) tem a mesma extensão, saindo de Cabedelo (PB) indo até Lábrea (AM). O projeto original ia até o Acre e almejava ser a maior rodovia do Brasil, mas a via até hoje tem quase da metade de sua extensão sem pavimentação. 

Já a BR-163 é um dos principais caminhos para a logística de escoamento da soja brasileira para o mercado internacional. Seus 4.057 km de extensão ligam Tenente Portela (RS) a Santarém (PA). A via dá acesso para o Mato Grosso, principal estado produtor do grão, aos portos do Pará.

A Transbrasiliana (BR-153), que vai de Marabá (PA) a Aceguá (RS), e a BR-158 de Redenção (PA) a Santana do Livramento (RS), na fronteira do Uruguai, são rodovias integradoras do Meio-Norte ao Centro-Sul brasileiro. Respectivamente com 3.542 km e 3.470 km, as duas vias também são importantes corredores para a produção agrícola.

Fonte: Consultoria CBR, Dynatest, Viagens e Caminhos, Academia da Logística, Via 101, CNT, Inbec.

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