Qual é o transporte mais seguro do mundo?

28 de março de 2022 4 mins. de leitura
Confira o ranking dos meios de transporte mais seguros que existem

A Condé Nast Traveler é uma revista norte-americana de luxo, que envolve assuntos de estilo de vida e viagens. A publicação realizou um estudo com estatísticos para determinar quais são os meios de transporte mais seguros para se viajar.

No entanto, o resultado foi um tanto inusitado: o elevador! Apesar de muita gente ter medo de cair ou ficar preso ali, o número de mortes nesse tipo de deslocamento é extremamente raro.

Mas, para aqueles que pretendem ir mais longe do que para cima ou para baixo em um mesmo edifício, a pesquisa também analisou outros meios de transporte. Confira o ranking a seguir.

1. Avião

Ver a imagem de um acidente de avião é algo assustador. Raramente esse tipo de ocorrência tem algum sobrevivente. Porém, é igualmente raro morrer em um acidente aéreo. Estaticamente, é mais fácil ganhar na loteria.

Estatisticamente é mais comum morrer devorado por um tubarão do que em um acidente aéreo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
É mais fácil morrer devorado por um tubarão do que em um acidente aéreo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A pesquisa da Condé Nast Traveler apontou que, nos Estados Unidos (EUA), acidentes aéreos são responsáveis por 0,006 mortes a cada 1 bilhão de milhas viajadas, tornando esse o modo de transporte mais seguro (depois do elevador). Então, caso você não seja muito rico, pode ficar tranquilo, a maioria dos acidentes acontece com aviões privados e pequenos.

2. Ônibus

A segunda colocação fica com os ônibus. Nos EUA, é 50 vezes mais seguro para o passageiro viajar de ônibus do que de carro. Apesar de 10% dos acidentes nas rodovias envolverem ônibus, eles tendem a ser menos fatais para os viajantes.

Nesse caso, as condições da estrada e do ônibus ou a experiência do motorista pode afetar nos dados. No Brasil, os ônibus ficam atrás de trens e aviões no quesito segurança.

3. Trens

Assim como os aviões, acidentes com trens geram imagens fortes, mas os sistemas ferroviários costumam passar por mais manutenção e maior controle do que as estradas.

Portanto, andar de trem é um dos meios de transporte mais seguros. De fato, a maioria dos acidentes ferroviários está mais relacionada a invasões e objetos nos trilhos do que com falhas mecânicas ou de operadores.

4. Barcos

O deslocamento por barcos é um meio de transporte que passou por grandes melhorias na segurança nas últimas décadas. As viagens são ainda mais seguras em balsas de travessias, barcos de passageiros e navios de cruzeiro. A maioria dos acidentes fatais ocorre em embarcações de lazer como pequenas lanchas, barcos de pesca e jet-skis.

Navios de cruzeiro (atuais) estão entre os meios de transporte mais seguros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Navios de cruzeiro (atuais) estão entre os meios de transporte mais seguros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

5. Carros

Infelizmente, um dos meios de transporte que mais causam acidentes fatais é um dos mais comuns, o carro. A pesquisa da Condé Nast Traveler apontou que nos EUA ocorrem cerca de 6 milhões de acidentes com carros por ano; deste, um em cada 654 são fatais. No Brasil, os números são similares. Dados do Ministério da Infraestrutura apontam que em 2021 foram 11.647 vítimas de acidentes de trânsito no País.

6. Motocicletas

Apesar das medidas de segurança obrigatórias, viajar de moto é um dos modos de transporte mais perigosos. A cada milhão de milhas viajadas de moto, 212,57 mortes são registradas nos EUA. Para comparar, o índice de mortes em viagens de ônibus é de 0,11 mortes por milhão de milhas viajadas.

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), 54% dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas, e a taxa de fatalidade é maior do que para os passageiros que estão em carros.

Leia também:

5 cidades que reduziram o limite de velocidade no trânsito

Como reduzir acidentes com bicicletas no Brasil?

Limitador de velocidade será obrigatório na Europa em 2024

Infelizmente, para se deslocar além dos diferentes andares de um prédio, é preciso assumir um risco. No caso de viagens em veículos de empresas, a dica é buscar companhias sérias, conhecidas e com boa reputação. As chances de que estas estejam dentro dos padrões de segurança é maior.

Fonte: CNTraveler, bus.com, NSC, Central Press, Rotas de Viagem, Revista Encontro, Bonde, On Mobih.

Quer saber mais? Confira aqui a opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em Mobilidade.

Este conteúdo foi útil para você?

129750cookie-checkQual é o transporte mais seguro do mundo?