Singapura é pioneira na tecnologia anticolisão para ônibus

Singapura é pioneira na tecnologia anticolisão para ônibus
A cidade-estado asiática coloca em prova a tecnologia capaz de reduzir acidentes nas pistas com o uso de sensores

Em 2019, a cidade-estado de Singapura se disponibilizou para ser pioneira de uma tecnologia revolucionária no mercado automobilístico. Trata-se do primeiro sistema anticolisão para ônibus que antecipa colisões, desenvolvido para auxiliar motoristas de ônibus em situações de risco, quando decisões rápidas precisam ser tomadas para não colocar a vida de passageiros em risco.

Em parceria com a ComfortDelGro, maior companhia de transporte terrestre de Singapura, a Volvo decidiu lançar quatro edições do ônibus B8R 49 equipadas com o Sistema de Suporte ao Motorista que contém o recurso de Alerta de Colisão e Freios de Emergência (CWEB). Dessa forma, os veículos da frota com o sistema estão preparados para ativar os freios automaticamente caso prevejam que um acidente está para acontecer.

Como funciona?

Tudo começa pela aceleração do transporte. A Volvo desenvolveu um sistema que reage após os ônibus ultrapassarem 15 km/h nas pistas. Quando essa velocidade é atingida, o sistema ativa um sensor de radar e uma câmera frontal para auxiliar o condutor.

Quando o recurso anticolisão detecta uma possibilidade de acidente, uma luz vermelha e um som de alerta são ativados para comunicar o motorista sobre a situação. Caso não aconteça nenhuma reação por parte do condutor, o sistema inicia uma leve desaceleração do veículo antes de realizar frenagem total para evitar que qualquer batida possa ocorrer.

E os motoristas de ônibus não são favorecidos apenas com o recurso anticolisão. O sistema CWEB contém outro dispositivo muito útil para o cotidiano dos condutores: o alerta de mudança de faixa. Similar aos dispositivos anticolisão, a Volvo preparou para os ônibus B8R 49 um alerta de transposição de faixas, com o qual o motorista do veículo é alertado caso o ônibus tenha invadido outras faixas da pista e executa a frenagem caso preveja uma colisão.

Pensando na sociedade

(Fonte: Volvo/Divulgação)

A parceria entre ComfortDelgro e Volvo rendeu declarações das duas partes sobre o futuro da tecnologia CWEB e a importância do pensamento sobre segurança no trânsito. Em declaração oficial da empresa, Pang Weng Heng, CEO da ComfortDelGro, comentou a importância do desenvolvimento desse sistema para a categoria.

“Como um operador de ônibus privados, a segurança é um fator-chave. Com sua habilidade de intervir e parar os ônibus antes que um acidente frontal ocorra, o recurso CWEB da Volvo é uma melhoria na segurança que vai ajudar nossos motoristas e evitar situações críticas e acidentes”, disse.

O diretor regional de ônibus da Volvo em Singapura, Mats Nilsson, por outro lado, pontuou a relevância dada pela empresa na implementação de sistemas que tornem o tráfego um lugar mais seguro. “A Volvo sempre esteve encabeçando o mercado de tecnologia, com a segurança sendo seu maior foco.

Para a Volvo, segurança é mais do que desenvolver ferramentas inovadoras em nossos produtos. Nós acreditamos que temos uma responsabilidade geral sobre a sociedade e que temos um importante papel para exercer quando se trata de tornar o tráfego nas ruas mais seguro para todos”, comentou.

As duas empresas já têm planos de aumentar a frota de veículos equipados com o CWEB nos próximos dois anos. Após a fase de experimentação com quatro ônibus B8R 49 nas ruas de Singapura, a tendência é que a tecnologia tome o mercado para revolucionar a segurança.

Adaptação para os motoristas

(Fonte: Pxhere)

Pensando na adaptação para as novas tecnologias, a ComfortDelgro preparou um treinamento para seis de seus motoristas de ônibus aprenderem sobre o sistema CWEB. A empresa se preocupou em fazer com que mesmo seus funcionários mais antigos pudessem compreender o novo dispositivo e ter um aprendizado gradual.

Entre os selecionados para o treinamento, o motorista de ônibus Lim Chye Whatt, com 17 anos de carreira, comentou, na declaração da ComfortDelGro, sobre o fato de as novas tecnologias não serem desculpa para que os motoristas não tenham que prestar atenção em suas funções.

“Eu acredito que esse recurso CWEB é útil pelo fato de me alertar quando eu não estou me mantendo na minha pista. Mas é claro que, no fim do dia, no papel de motorista, eu preciso estar atento aos meus arredores, e não simplesmente depender da tecnologia”, argumentou.

Essa não é a primeira vez que a companhia de ônibus ComfortDelgro utiliza tecnologias para aumentar a segurança em seus veículos. Em 2018, a empresa implementou o sistema GreenRoad em 32 de seus carros para observar as habilidades de condução e conduta dos seus motoristas. Na época, o produto foi testado nos ônibus do sistema de transporte interno do campus de Kent Ridge, da Universidade Nacional de Singapura.

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Fontes: Volvo, ComfortDelgro Bus.

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