Bicicleta infantil: como escolher?

17 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Entenda como garantir que as crianças tenham a bike ideal para sua idade e o que é necessário observar na hora da compra

Alô, papai e mamãe: se o seu baixinho já não é assim tão pequeno, pode ser que ele esteja pronto para pedalar. A bicicleta ensina noções de autonomia e responsabilidade, além de ajudar no equilíbrio, na locomoção motora e em uma infância menos sedentária. Assim, um ciclista mirim aprende desde cedo o prazer de deixar o carro na garagem e pedalar, ou seja, só benefícios!

Mas como escolher a bicicleta ideal? O que levar em consideração?

O primeiro passo é verificar a idade da criança, que corresponde a uma altura e a um peso mais ou menos padrão. Existem bicicletas indicadas para cada uma das faixas etárias. Bom também é garantir que a bike tenha a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro ). Depois dessas dicas, você vai estar craque em bike infantil.

De 2 a 3 anos

A partir dos dois ou três anos (ou até 21 quilos e 1 metro de altura), a criança pode sair da motoquinha e começar a pedalar as bicicletas de equilíbrio — aquelas pequenas, com rodinhas laterais fixas. Nesse caso, opte pelo aro 12, que é a “porta de entrada” para o mundo das bikes.

Essas bicicletas têm um controle de rotação no guidão, então isso dá mais estabilidade à criança, evitando acidentes e conferindo mais confiança ao ciclista aprendiz. Para ter certeza de que a criança pode começar a pedalar, regule o banco e veja se ela consegue colocar os dois pés no chão completamente.

4 anos

A partir do aro 14, o capacete se torna imprescindível. (Fonte: Fotoliza/Shutterstock/reprodução)
A partir do aro 14, o capacete se torna imprescindível. (Fonte: Fotoliza/Shutterstock/reprodução)

Se o seu filho já estiver um pouco maior, então estará pronto para usar as bicicletas de aro 14. Elas são indicadas para pessoas de até 1,10 metro e até 25 kg. Em geral, essas bikes ainda têm rodinhas laterais, mas, como a roda é maior (e a rotação mais longa), elas permitem atingir m pouco mais de velocidade.

Por essa razão, o capacete é imprescindível, portanto é interessante atentar-se ao freio. Veja se a criança consegue acioná-lo com facilidade. Às vezes, esse dispositivo é muito grande ou exige muita força.

Nesse sentido, deve-se conferir o banco: ajuste-o de forma que o guidão sempre esteja na altura do ombro. Aqui ainda vale a regra dos dois pés no chão, certo?

De 5 e 6 anos

Para crianças com até 30 kg e até 1,20 metro, pode-se comprar uma bicicleta de aro 16. A partir dessa categoria, ela já conta com uma estrutura de alumínio e pneus com câmara de ar, aproximando-se da experiência de pedalar das bikes maiores.

Esse é um bom período para iniciar a transição da retirada da rodinha lateral. Entre 5 e 6 anos, a criança começa a ganhar mais autonomia em outros campos, como a leitura e a escrita. Por que não também no ciclismo?

A partir dessa idade, a criança já pode tocar o chão apenas com a ponta dos pés. Isso facilitará a transição de quatro para duas rodas.

De 7 e 8 anos

Se a criança já tiver 45 kg ou 1,45 metro, já pode pular para as bicicletas de aro 20. Elas têm as mesmas características da bike de adultos, e algumas já têm até o sistema de marchas.

Nessa idade, é mais comum que as crianças pedalem na rua. Por isso, redobre o cuidado: é preciso aprender a pedalar com mais cautela nos ambientes que apresentam mais riscos.

De 9 a 12 anos

 A bicicleta nessa faixa etária serve dos 9 aos 12 anos e é a última antes dos modelos adultos convencionais. (Fonte: Kolomenskaya Kseniya/Shutterstock/reprodução)
A bicicleta nessa faixa etária serve dos 9 aos 12 anos e é a última antes dos modelos adultos convencionais. (Fonte: Kolomenskaya Kseniya/Shutterstock/reprodução)

Para as crianças de até 1,50 metro, o recomendado é o aro 24. Ele permite que a criança se desenvolva por mais anos com a mesma bicicleta, garantindo que ela tem segurança para colocar a ponta do pé no chão com facilidade.

Que tal equipar a bike com uma garrafinha de água?

A partir de 13 anos

A partir dessa idade, as crianças já podem usar um aro 26 caso se sintam confortáveis. Esse é o mesmo tamanho da maior parte das bicicletas comuns para adultos. Então, se seu filho já estiver nessa fase, está na hora de admitir que o aro 26 é como um rito de passagem!

Fonte: Zoom.

Este conteúdo foi útil para você?

121460cookie-checkBicicleta infantil: como escolher?