Carona solidária: conheça tudo sobre o conceito

30 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Apps de carona solidária levaram a prática a um novo nível de funcionalidade e praticidade

Correr atrás de um ônibus, enfrentar o metrô lotado, ter de lidar com atrasos e sofrer em veículos sucateados são cenas comuns na vida de qualquer brasileiro que depende de transporte público. Infelizmente, as grandes cidades do País enfrentam uma série de denúncias de corrupção na gestão, falta de transparência e de investimentos. Em busca de uma solução para a realidade da modalidade urbana no Brasil, várias iniciativas de grupos de carona começaram a aparecer.

O que é carona solidária?

A ideia da carona solidária é usar diferentes ferramentas para organizar o ato de dar carona. A prática, que já era comum em comunidades que faziam trajetos semelhantes diariamente, como moradores de condomínios que deixavam os filhos na mesma escola, ganhou uma nova dimensão com a chegada das redes sociais.

Aplicativos de carona solidária são muito usados por funcionários de empresas que compartilham rotas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Aplicativos de carona solidária são muito usados por funcionários de empresas que compartilham rotas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Logo que os primeiros grupos de faculdades, igrejas e outros começaram a se organizar, notou-se um padrão de oferta de caronas. Em alguns países da União Europeia, nos Estados Unidos e no Canadá, a prática é incentivada pelo governo. Nos EUA, alguns estados até mantêm faixas exclusivas em rodovias para veículos que transitam com maior número de passageiros.

Com a popularização dos smartphones, surgiram diversos aplicativos que organizam as caronas, e não apenas de curta distância. Aqui no Brasil, pode-se ir para outras cidades e até diferentes estados com o uso desses aplicativos; na Europa, também é comum transitar por países próximos.

Entre os aplicativos mais usados de carona solidária, estão 99Carona, BlaBlaCar, Uber Juntos, Waze Carpool e sites ou grupos de redes sociais, como Caroneiros, Eco-Carruagens e Caronetas.

Vantagens

As vantagens de usar algum tipo de carona solidária são variadas, desde viajar com mais conforto do que no transporte público ou ônibus privado até conseguir melhores preços para o deslocamento. Além disso, pode-se fazer um trajeto que não seja comum e por isso não seja coberto por alguma linha ou empresa. Outro grande benefício citado pelos usuários é a socialização e a possibilidade de fazer amigos.

Aplicativos de carona solidária como BlaBlaCar oferecem a opção de selecionar diversas preferências para a viagem. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Aplicativos de carona solidária como BlaBlaCar oferecem a opção de selecionar diversas preferências para a viagem. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Alguns aplicativos garantem a segurança das viagens por meio do cadastro dos motoristas, assim como vantagens, como poder definir se prefere conversar, ouvir música ou viajar em silêncio. A carona solidária também diminui o número de veículos em circulação, colaborando com práticas que reduzem o número de emissões de gases causadores do efeito estufa.

Problemas legais

Quando os apps de carona surgiram, muitos ofereciam opções de pagamentos e de negociação do preço pela carona. O problema é que a maioria dos aplicativos não é cadastrada nos órgãos competentes para o transporte de passageiros e não recolhe impostos como tal, o que caracteriza a prática de transporte ilegal de pessoas.

Por algum tempo, motoristas usuários desse tipo de aplicativo chegaram a ser multados. Depois de diversas batalhas legais em diferentes estados, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) definiu que é caracterizado como transporte pirata aquele que envolver remuneração e lucro para o motorista, portanto quem utiliza esse tipo de serviço para ganhar mais do que uma ajuda de custo pelas viagens pode estar cometendo um crime. 

Fonte: JusBrasil, Mobilize, Estadão, TechTudo, The greenest post, Infoescola, Melhores Destinos, Espiral Interativa, Eco Socio Ambiental.

Este conteúdo foi útil para você?

123350cookie-checkCarona solidária: conheça tudo sobre o conceito