Como ensinar a criança a andar de bicicleta?

23 de novembro de 2021 4 mins. de leitura
A bike pode ser o primeiro meio de transporte das crianças, além de uma brincadeira muito divertida

Os benefícios da bicicleta são cada vez mais debatidos: diminui os congestionamentos, gera menos poluição e faz bem à saúde. As magrelas também trazem benefícios para as crianças. Em primeiro lugar, pode ser considerada uma brincadeira divertida, tornando-as mais ativas e melhorando a saúde. Não existe idade certa para ensinar uma criança a andar de bicicleta — se ela anda ou brinca com triciclos, ou motocas, já é possível começar. 

Entretanto, é importante que esse processo seja feito com cuidado, para que eventuais acidentes não afastem os pequenos das duas rodas. Confira seis dicas para iniciar esse processo. 

Mesmo crianças pequenas podem aprender a andar de bicicleta. (Fonte: senivpetro/Freepik)
Mesmo crianças pequenas podem aprender a andar de bicicleta. (Fonte: senivpetro/Freepik)

1. Compre a bike do tamanho certo

Como as crianças estão em fase de crescimento, muitos pais buscam uma bicicleta maior, que dure mais tempo. Mas um veículo do tamanho errado pode tornar o ato de pedalar mais difícil e fazer com que o pequeno perca o interesse. Dito isso, observe qual é o tamanho ideal de bicicleta para cada idade:

  • Aro 12: de 2 a 4 anos, até 21 kg.
  • Aro 14: de 4 a 6 anos, até 25 kg.
  • Aro 16: de 6 a 8 anos, até 30 kg.
  • Aro 20: de 8 a 10 anos, até 45 kg.
  • Aro 24: acima de 9 anos ou mais de 1,50 de altura.

2. Use as rodinhas e saiba quando tirá-las

Uma das principais dificuldades para quem está aprendendo a andar de bike é o equilíbrio. Por isso, muitas bicicletas infantis têm as rodinhas de apoio no pneu traseiro, para evitar que tombem para algum lado ou durante as frenagens.

Explique a função das rodinhas para a criança e deixe que ela aprenda o básico com esse apoio. Depois, você pode levantar as rodinhas, para que ela aprenda a manter o equilíbrio sozinha, mas ainda tenha um apoio nas curvas. Apenas afrouxar as rodinhas, deixando-as soltas, pode deixar a criança insegura. Faça essa transição com cuidado.

3. Escolha um lugar seguro para começar

Andar de bike é uma ótima atividade ao ar livre, mas se você está começando a ensinar uma criança pequena, pode ser melhor fazer isso dentro de casa, em um quintal ou em alguma área comum do condomínio. Isso porque é essencial que os pequenos tenham um espaço plano e sem obstáculos para começar. Ir a um parque cheio de gente pode deixá-los tímidos.

Depois que a criança demonstrar segurança no quintal, você pode levá-la para andar de bike no parque, em uma ciclovia do bairro ou no asfalto liso de uma rua calma. Assim, é possível ir para os gramados, ruas comuns e até para vias de terra.

Começar com as rodinhas e em um espaço seguro é essencial para o aprendizado. (Fonte: prostooleh/Freepik)
Começar com as rodinhas e em um espaço seguro é essencial para o aprendizado. (Fonte: prostooleh/Freepik)

4. Comece com passos pequenos

Se a criança for muito pequena, pode ser que ainda não se sinta pronta para acionar o pedal de primeira. Então deixe-a em cima da bike, se movendo em pequenos passos com os pés no chão mesmo. Depois você pode ensiná-la a “dar partida” na bicicleta, com um pé no chão e outro no pedal, bem como o processo de pedalar. 

Outro fator muito importante, nesse aspecto, é ensinar como usar os freios: sem pressioná-los repentinamente, ir aplicando a força gradativamente até parar. 

5. Fique de olho para agir

É claro que as crianças precisam de apoio para conquistar equilíbrio e confiança em cima da bicicleta — mas você também não pode segurá-las, sem deixar que elas aprendam. Então, é importante dosar suas intervenções, sem atrapalhar os movimentos do pequeno ciclista, mas agindo rápido para prevenir qualquer acidente.

Conforme você for percebendo que a criança se sente segura, coloque menos força nas suas mãos ao segurá-la, deixando-a cada vez mais livre. Em algum tempo, você só precisará estar do lado para que ela se sinta confiante.

6. Sempre incentive a continuar

A última dica, para terminar o texto, é bastante simples: mesmo que a criança caia ou pareça desanimada, incentive-a a continuar. Ensine que os desafios fazem parte do processo e que vencê-los é muito satisfatório. Andar de bike vale muito a pena, desde a infância!

Fonte: Pais & Filhos, Sou Mamãe.

Este conteúdo foi útil para você?

118580cookie-checkComo ensinar a criança a andar de bicicleta?