Conheça a bike que pode ser ajustada por aplicativo de celular

28 de abril de 2021 3 mins. de leitura
Modelo TK-01RR é indicado para prática de trilha em modalidade competitiva e tem configurações personalizadas por serviço móvel

A montadora italiana Ducati, mais conhecida pelo lançamento de motocicletas, está presente também no emergente mercado de bicicletas elétricas. O novo modelo de bike da fabricante chama atenção pelas tecnologias empregadas, que incluem até mesmo ajustes por um aplicativo de celular.

O maior evento de mobilidade urbana do Brasil já tem data. Inscreva-se agora!

Apresentado oficialmente em novembro de 2020, o modelo TK-01RR é uma bike off-road no estilo e-enduro. Isso significa que ela é um modelo elétrico voltado para a prática de trilhas e estradas com condições longe do ideal. O modelo também é indicado para o uso em competições.

Top de linha

A novidade traz equipamentos de alta qualidade, construídos por marcas de renome no setor. O garfo tem amortecedores fabricados pela Ohlins, para aguentar o impacto de descidas, por exemplo, enquanto o motor EP8 de 250 W e a bateria são feitos pela Shimano — sendo o motor um dos mais leves de toda a categoria, pesando 2,6 quilos, mas com a promessa de dar conta do recado mesmo em subidas exigentes.

TK-01RR.
TK-01RR. (Fonte: Ducati)

Já os dois pneus são o modelo Scorpion S, da Pirelli, considerados de elite para bicicletas. O quadro de alumínio é resistente, com um guidão de controle suave para desviar de obstáculos.

A pintura com cores fortes lembra a de um carro italiano de corrida e até os cabos de freio são posicionados de forma a chamarem pouca atenção, adentrando o quadro da bicicleta.

A parte dianteira do modelo: cabos pouco visíveis e cores vivas.
A parte dianteira do modelo: cabos pouco visíveis e cores vivas. (Fonte: Ducati)

Essa não é a primeira montadora tradicional a entrar no mercado de bikes elétricas: no início de 2020, a Jeep também lançou um modelo com autonomia de 65 quilômetros.

Uma ajuda no celular

Só que o destaque tecnológico da bike nem está nela mesma. Trata-se do E-Tube Project, um aplicativo para smartphone que pode ser instalado pelo ciclista para ajudar na personalização e otimização do modelo.

Por meio do aplicativo, que é facilmente pareado com a bike, é possível ativar cenários predefinidos de configuração com base no trajeto a ser realizado — como subir ladeiras, trilhas sem estradas ou um momento de maior aceleração, por exemplo.

Algumas telas do aplicativo que personaliza a bike.
Algumas telas do aplicativo que personaliza a bike. (Fonte: Google Play Store)

Desse modo, o app envia sinais ao motor e à bateria para ampliar o torque ou economizar energia, de acordo com a situação. Conectada diretamente com a bike, a plataforma mobile realiza a troca de marcha automaticamente e ainda traz informações relevantes, como o nível de bateria.

Com o aplicativo, o ciclista ainda pode gerar um relatório completo do modelo para ser informado ao especialista no momento da manutenção, facilitando consertos. Ele pode ser baixado para dispositivos Android, iOS e Windows no site da Shimano, que é a responsável pelo serviço.

A e-enduro TK-01RR da Ducati é vendida nos Estados Unidos por quase US$ 8 mil — cerca de R$ 45 mil em conversão direta de moeda.

Fonte: Ducati, Shimano.

Inscreva-se agora para o Estadão Summit Mobilidade. É online e gratuito.

Este conteúdo foi útil para você?

101310cookie-checkConheça a bike que pode ser ajustada por aplicativo de celular