Segmento de elétricas desponta enquanto a indústria de bicicletas como um todo segue em queda desde 2021 Por Leonardo Godim – editada por Mariana Collini em 16/04/2025 A fabricação de bicicletas elétricas no Polo Industrial de Manaus cresceu 87,5% no primeiro trimestre deste ano, com 6.832 unidades produzidas, contra 3.644 no mesmo período de 2024. […]
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Segmento de elétricas desponta enquanto a indústria de bicicletas como um todo segue em queda desde 2021
Por Leonardo Godim – editada por Mariana Collini em 16/04/2025
A fabricação de bicicletas elétricas no Polo Industrial de Manaus cresceu 87,5% no primeiro trimestre deste ano, com 6.832 unidades produzidas, contra 3.644 no mesmo período de 2024. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e inclui somente fabricantes associados.
Bicicletas elétricas
O crescimento vai na contramão da indústria de bicicletas como um todo, que continua em queda desde 2021. A Abraciclo projeta que a produção anual deste ano seja de 320 mil unidades. Isso é 8,9% a menos que no ano passado, quando a produção atingiu 351,4 mil unidades, e 23,1% a menos que 2023, com 456,8 mil.
No total, 83,2 mil unidades saíram das fábricas no primeiro trimestre de 2025, somente no Polo Industrial de Manaus, sendo:
46,1 mil de mountain bike (55,4% do total)
15 mil de bicicletas urbanas e para lazer (18%)
12,5 mil bicicletas infantojuvenis (15%)
6,8 mil bicicletas elétricas (8,2%)
2,9 mil bicicletas para estrada e gravel (3,4%).
Em queda após a pandemia
As elétricas e infantojuvenis foram os únicos segmentos com variação positiva, de 87,5 e 71,2% respectivamente. Ao mesmo tempo, os demais caíram, sendo que foram −20,6% em urbanas/lazer, −13,8% em mountain bikes, −3,4% em estrada/gravel.
Assim, no total, a queda da produção no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 3,5%.
A trajetória de queda vem desde o pico de procura pelas duas rodas na pandemia. Em 2020, as vendas de bicicletas aumentaram 118% entre junho e julho, segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas. Assim, aprodução, que havia caído em 2020, retomou com alta em 2021 com vistas à demanda aquecida.
O que aconteceu em seguida, porém, foi um acúmulo de estoques nas lojas de bicicletas, conforme o isolamento social acabou e o transporte público voltou a ser mais utilizado para os deslocamentos na cidade.
Distribuição por região
A região Sudeste recebeu o maior volume de bicicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus no primeiro trimestre, com 46.798 unidades, o que corresponde a 56,3% da produção.
Em segundo lugar, ficou o Nordeste (com 14,9%), seguido pelo Sul (13,8%), Centro-Oeste (10,1%) e Norte (4,9%).
Foto: Adobe Stock