Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades brasileiras que se destaca na mobilidade. Tanto pelas vastas áreas verdes, que se convertem em ambientes que estimulam a caminhada, quanto por áreas destinadas à circulação de bicicletas. E como reflexo disso, a prefeitura, na atual gestão do Prefeito Rafael Greca, tem investido em estimular ainda mais esse uso.
Como amostra disso, em julho deste ano foi lançado um novo serviço de compartilhamento de bicicletas na cidade. O objetivo, ao substituir o serviço que atuava até 2020, que enfrentou problemas em virtude do vandalismo dos equipamentos, é fazer com que a população desfrute de um novo desfecho. Confira, abaixo, mais detalhes sobre essa iniciativa:
Conhecendo o novo serviço de aluguel de bicicletas em Curitiba
Com a expansão da operação do serviço, as bicicletas poderão ser retiradas em 20 pontos espalhados pela capital paranaense, incluindo alguns dos mais famosos e movimentados, como as Praças Tiradentes, Osório, Carlos Gomes e Zacarias. A princípio, 250 bikes mecânicas estarão disponíveis, operadas pela empresa Tembici.
Para facilitar o transporte intermodal, no planejamento, os pontos de retirada e devolução ainda incluem os terminais de ônibus da cidade, como o Cabral, Portão, Campina do Siqueira, Guadalupe e a Estação Rodoferroviária. Ainda segundo a Prefeitura, até o final do mês de agosto, outras 250 bikes elétricas e estações de carregamento serão disponibilizadas para a população.
Para evitar que sejam vandalizadas, todas estão equipadas com GPS. Um outro benefício importante é que o serviço estará disponível todos os dias da semana, em qualquer horário.
Leia também:
- Como é financiada a mobilidade urbana do Brasil?
- Quais seriam os impactos da semana de 4 dias de trabalho no trânsito?
- Como a IA pode afetar a mobilidade urbana?
Expansão do serviço é realidade no Brasil
A Tembici já está presente em outras 14 cidades da América Latina, como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia). Assim, a startup propiciou a realização de mais de 200 milhões de deslocamentos sem a emissão de poluentes.
No Brasil, outras cidades já são atendidas por ela, a exemplo de Brasília, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Para usufruir do serviço, basta instalar o app Tembici e realizar o cadastro. Por meio dele, ainda é possível localizar a bicicleta mais próxima com apenas alguns cliques, além de contratar algum dos planos disponíveis, o que pode ser particularmente vantajoso para quem pretende utilizar as bikes com maior frequência.
Inclusive, para quem deseja experimentar as bicicletas em Curitiba, é possível usufruir de um teste gratuito de 10 dias, que inclui 4 viagens de 60 minutos por dia. Dessa forma, fica mais fácil tanto explorar as melhores rotas quanto avaliar o tempo de deslocamento na cidade.