Menos buraco, mais segurança e sustentabilidade: entenda como as rodovias podem ser ecológicas
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Será que as rodovias continuarão tendo a mesma relevância com a emergência da crise climática? Um setor importante dos especialistas da área aposta que sim, e as rodovias sustentáveis podem e devem ser uma estratégia para tornar essa estrutura mais ecológica. Afinal, tão importante quanto repensar o uso de combustível fóssil é procurar saídas para não o usar no material das estradas.
Conheça melhor o assunto e entenda as diferentes alternativas que auxiliam na transformação dessas vias.
As rodovias sustentáveis, ou ecológicas, são estradas concebidas ou adaptadas para acolher demandas ambientais. Existem diferentes maneiras de fazer isso, mas todas atendem ao fundamental: aproximar a mobilidade rodoviária de estratégias para dialogar com o meio que circunda as rodovias.
Com foco na preservação do planeta, as rodovias sustentáveis promovem as estratégias descritas a seguir.
O atropelamento de animais é um problema bastante comum nas rodovias. Além de causar acidentes graves, a junção entre o campo e as vias apresenta sérios impactos ambientais. Por isso, uma estratégia interessante é cercar as estradas e criar espaços de circulação embaixo delas.
Esse método usado em diversas rodovias do mundo oferece uma alternativa prática e economicamente viável. No Paraná, por exemplo, a Estrada do Colono foi fechada após décadas de funcionamento para a preservação da fauna, exigindo uma rota bem mais longa para cumprir o mesmo trajeto.
Caso a mata fosse protegida por cercas e houvesse túneis ligando um lado da estrada ao outro abaixo do nível da via, seria possível unir a preocupação ambiental, a demanda produtiva, a geração de emprego com a renda pelo ecoturismo. Pensando nisso, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná pede a criação de uma estrada-parque que atenda a diferentes necessidades em um só projeto.
O asfalto não é a única forma de recapear rodovias, podendo nem mesmo ser a mais barata a longo prazo, já que exige manutenção frequente. Por isso, apostar em materiais mais duráveis e ecologicamente mais interessantes é uma boa forma de dispensar o uso de combustíveis fósseis na superfície das rodovias.
O concreto é uma maneira interessante de construir rodovias. Ele é menos poluente e aquece menos do que o asfalto, além de exigir gastos com manutenção muito menores. Mas a principal aposta para o material de rodovias ecológicas está no uso de plástico reciclado; hoje, é possível recuperar o que antes significava décadas ou séculos de poluição e beneficiá-lo para atender à demanda rodoviária.
Por ser bastante resistente e exigir menor acompanhamento, tal como o concreto, as vias que usam plástico reciclado têm menos acidentes. Nada de buracos, mais vidas salvas e menos gastos com a saúde pública.
Na França, o governo está experimentando neste momento o uso de vias com painéis solares integrados. As rodovias ficam expostas à luz solar durante todo o dia (razão pela qual o asfalto fica tão quente) e podem ser uma forma interessante de produzir energia para as cidades do seu entorno.
Como é possível perceber, tecnologia, inovação e gestão são a saída para as rodovias sustentáveis.
Fonte: Radar do futuro, Revista Entrevias, O Eco.