O que você deve saber sobre a emissão de gases de efeito estufa?

3 de julho de 2021 4 mins. de leitura
A eletrificação do transporte e a contenção do desmatamento são apenas algumas das medidas necessárias para reduzir a poluição

Os debates em relação aos impactos do comportamento humano no clima mundial se tornaram ainda mais urgentes nas últimas décadas por conta do aumento da temperatura do planeta e uma série de eventos climáticos, como chuvas irregulares, queimadas e secas. 

Porém, mesmo com essas discussões, as emissões de gases poluentes têm aumentado a cada ano, demandando políticas ambientais efetivas de seus governadores. Confira quatro fatos que você precisa saber sobre o efeito estufa para entender melhor o tema.

1. Diversos gases contribuem para o efeito estufa

Apesar de não ser uma fonte renovável, a energia nuclear é considerada uma energia limpa, uma vez que não emite gases nocivos para o efeito estufa. (Unsplash/Reprodução)
Apesar de não ser uma fonte renovável, a energia nuclear é considerada uma energia limpa, uma vez que não emite gases nocivos para o efeito estufa. (Unsplash/Reprodução)

O dióxido de carbono (CO2) sempre aparece quando se fala do efeito estufa, principalmente por corresponder 74% das emissões de gases na atmosfera, mas é importante saber que ele não é o único agravador do fenômeno. O metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) representam respectivamente 17% e 6,2% do total das emissões produzidas pelo homem. 

Enquanto a maioria das emissões de CO2 provém da queima de combustíveis fósseis, esses dois gases são emitidos por meio da agropecuária, do tratamento de resíduos e da queima de gás. 

Segundo a plataforma ClimateWatch, é possível ainda identificar que mesmo com baixa emissão, os gases fluorados (compostos de HFCs, PFCs, SF6 e NF3) são muito mais danosos para o efeito estufa do que os demais, pois eles são provenientes de diversos processos industriais. 

2. A maior fonte de gases de efeito estufa vem do consumo de energia

Segundo a plataforma ClimateWatch, o setor energético é o responsável por 73% das emissões mundiais de gases de efeito estufa. Isso engloba o transporte, a geração de calor e eletricidade, a fabricação de produtos, a construção de edifícios e outras queimas de combustível. 

Dentro desse setor, o transporte terrestre (carros, ônibus, vans, etc. ) e os edifícios são os maiores poluidores, representando, respectivamente, 11,9% do total das emissões com a queima direta de combustíveis fósseis e 17,5% do total das emissões com o uso da eletricidade. 

Além disso, os dados do ClimateWatch indicam um aumento de 71% nas emissões de gases de efeito estufa vindas do transporte desde 1990. O crescimento ocorreu principalmente pelo aumento do número de automóveis nas ruas nas últimas décadas.

3. No Brasil, a agropecuária é o setor que mais emite gases de efeito estufa

Setor agropecuário pode reduzir rapidamente as emissões com o uso de tecnologias adequadas para o manejo de terras. (Unsplash/Reprodução)
Setor agropecuário pode reduzir rapidamente as emissões com o uso de tecnologias adequadas para o manejo de terras. (Unsplash/Reprodução)

A agropecuária é um dos maiores responsáveis pelas emissões mundiais de gases de efeito estufa. Sozinho, em 2019, o setor foi responsável por 72% das emissões do Brasil, segundo os dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Efeito Estufa do Observatório do Clima). 

O desmatamento e o tratamento incorreto dos solos para a plantação e o manejo dos gados estão entre os motivos para o impacto negativo da atividade rural na poluição climática do País. 

4. Viveremos uma grande crise climática se não reduzirmos as emissões

Segundo os pesquisadores, o aumento da temperatura do planeta tem causado uma série de mudanças climáticas que tendem a ser amplificadas caso as emissões de gases de efeito estufa não tenham redução nos próximos anos. 

Para o ClimateWatch, é importante que até 2030 as emissões de gases mundiais tenham caído pela metade, para que em 2050 elas estejam em zero líquido. Isso só será possível por meio de uma série de mudanças sustentáveis.

Fonte: Ecodebate, World Ressources Institute, Climate Watch.

Este conteúdo foi útil para você?

106930cookie-checkO que você deve saber sobre a emissão de gases de efeito estufa?