Summit Mobilidade

Três motivos para trocar a gasolina pelo etanol

10 de dezembro de 2021 4 mins. de leitura
Existem várias razões para você optar pelo álcool em vez da gasolina

Se você está entre os motoristas que têm se preocupado com o preço da gasolina, é possível encontrar no etanol uma opção para fugir das altas do produto. Mas será que essa alternativa é mesmo interessante? Confira aqui três vantagens do etanol diante da gasolina.

1. É mais barato

O álcool rende 70% a mais em relação à gasolina, é importante considerar isso na hora de abastecer. (Fonte: Joa Souza/Shutterstock/Reprodução)
O álcool rende 70% a mais em relação à gasolina, é importante considerar isso na hora de abastecer. (Fonte: Joa Souza/Shutterstock/Reprodução)

O petróleo está entre as atividades mais rentáveis do mundo, mas é um mercado para poucos. O investimento necessário para perfurações é bilionário. Já a cana-de-açúcar e o milho, as duas principais matérias-primas do etanol, são mais “democráticas”.

Além disso, o Brasil tem expertise em ambos os plantios. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o País produziu em 2020, 35,6 bilhões de litros de álcool a partir dessas culturas. Assim, o custo de produção é bem menor que o da gasolina.

Mas a principal razão é que esse combustível não depende do dólar na mesma medida que a gasolina. O barril de petróleo tem o preço definido no mercado internacional e, por isso, ainda que o País extraia petróleo, o motorista brasileiro sofre um dilema: recebe em real, mas abastece o carro “em dólar”.

É verdade que, à medida que o etanol é mais procurado, ele sofre aumento pela dinâmica de oferta e demanda. Mas ainda é a melhor alternativa para quem depende do carro para se locomover.

Leia mais: O etanol pode ser protagonista da mudança da matriz energética?

2. Tem ótimo rendimento

Etanol tem rendimento superior ao da gasolina em razão da taxa de compressão. (Fonte: Leonidas Santana/Shutterstock/Reprodução)
Etanol tem rendimento superior ao da gasolina em razão da taxa de compressão. (Fonte: Leonidas Santana/Shutterstock/Reprodução)

Outra vantagem do etanol é que ele tem um rendimento excepcional. Isso se deve ao fato de que ele apresenta uma alta taxa de compressão. Assim, o motor consegue produzir a explosão com menos combustível.

É importante ficar atento às fake news sobre o etanol. Ainda existe uma certa desconfiança em relação a ele, mas há boatos que não correspondem à realidade. Afinal, a tecnologia na produção do combustível e dos próprios veículos têm se transformado muito nos últimos anos.

Confira alguns dos principais mitos sobre o álcool:

  • entope o sistema de injeção;
  • estraga as velas;
  • desgasta o cabeçote, a câmara de explosão e outras peças;
  • reduz a vida útil do motor;
  • exige mais manutenção no carro.

3. É mais sustentável

Não estar entre os combustíveis fósseis diferencia o etanol da gasolina e do diesel. (Fonte: Anom Harya/Shutterstock/Reprodução)
Não estar entre os combustíveis fósseis diferencia o etanol da gasolina e do diesel. (Fonte: Anom Harya/Shutterstock/Reprodução)

Todas essas são vantagens para quem dirige e para a economia do País. Mas, entre todos os benefícios do etanol, o maior deles se refere ao meio ambiente, já que não é um combustível fóssil e sua matéria-prima é renovável.

Segundo a Agência Internacional de Energia, a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar pode reduzir em quase 90% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Mas os pontos positivos começam ainda antes, já que durante o processo de plantio a cana-de-açúcar e o milho auxiliam na fixação de CO2.

Além disso, o etanol tem rentabilidade em todos os produtos da sua cadeia. Mesmo o bagaço gerado na produção de energia passa por um novo processamento e também gera energia, em outra etapa de beneficiamento.

Motivos não faltam para abandonar a gasolina, não é? Acompanhe o portal do Estadão Summit Mobilidade Urbana e fique por dentro das novidades.

Fonte: Cobli, Udop, Hora Distribuidora, Smartia, Agrosaber.

119600cookie-checkTrês motivos para trocar a gasolina pelo etanol