Teleféricos: opção do futuro para o transporte na América Latina

Teleféricos: opção do futuro para o transporte na América Latina
Os teleféricos cada vez mais se tornam uma atração na América Latina

Com o aumento das questões acerca do crescimento populacional nas grandes cidades da América Latina e consequentemente a expansão do tráfego de veículos, opções alternativas para o transporte se tornam necessárias.

Diante desse cenário, o teleférico passou a apresentar um papel mais vantajoso do que apenas atração turística, sendo considerado uma opção válida de locomoção para o futuro.

Com a possibilidade de transportar até 10 mil pessoas por hora, a modalidade já é largamente utilizada na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 3,5 km de trajeto, 152 gôndolas e seis estações, o que auxilia os moradores a fugirem do intenso trânsito e chegarem até seu destino.

Teleféricos (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay)

Seus valores, tanto de implementação quanto para utilização, são considerados um dos pontos controversos, principalmente no Rio de Janeiro.

A unidade localizada no Complexo do Alemão custou aproximadamente R$ 210 milhões, somando a sua despesa anual de R$ 50 milhões enquanto estava em funcionamento. São questões como essa que podem colocar em dúvida a viabilidade da implementação de teleféricos em grandes zonas urbanas.

Já sendo uma realidade na América Latina, foi implementado nos últimos 12 anos em cidades como La Paz, Caracas, Cali e Medellín. E a expectativa é que a expansão continue acontecendo na região.

Teleféricos (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay)

Uma opção a ser considerada

Um dos princípios do teleférico é sua altitude, o que permite que ele ofereça maior mobilidade ao cidadão. Entretanto, essa característica não está atada somente às cidades com grandes elevações, como montanhas e morros.

O teleférico pode ser adaptado para locais com grande rede de arranha-céus, e as estações podem ser facilmente ajustadas para fazer parte dessas construções, excluindo a necessidade de se construir plataformas elevadas.

A adaptabilidade do teleférico e o fato de ele ser um contorno para o trânsito fazem dele uma opção de transporte a ser considerada, principalmente em regiões muito populosas.

Curtiu o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre como a mobilidade pode melhorar os espaços.

Fonte: The City Fix.

Evento de Mobilidade - Evento de Mobilidade - Summit Mobilidade Estadão