Conheça as tendências de rastreamento de caminhão para 2024

29 de fevereiro de 2024 6 mins. de leitura

A tecnologia está interligada diretamente com as tendências de rastreamento de caminhão para 2024. Confira os detalhes. Estadão Blue Studio Express As tendências de rastreamento de caminhão para 2024 surgem como parte do processo evolutivo deste setor. Impactado diretamente pela inovação, o segmento encontra na tecnologia um elemento primordial para superar as inúmeras situações que […]

Publicidade

A tecnologia está interligada diretamente com as tendências de rastreamento de caminhão para 2024. Confira os detalhes.

Estadão Blue Studio Express

As tendências de rastreamento de caminhão para 2024 surgem como parte do processo evolutivo deste setor. Impactado diretamente pela inovação, o segmento encontra na tecnologia um elemento primordial para superar as inúmeras situações que se formam no dia a dia de quem lida com a gestão de frotas.

Com o desenvolvimento constante, o setor de transporte de cargas por via terrestre exige cada vez mais dos gestores, tanto no planejamento quanto no gerenciamento das inúmeras particularidades que envolvem o dia a dia da atividade.

Foto: Getty Images

E desafios não faltam. Dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) demonstram que o custo operacional aumentou quase 33% em 2023 por conta da má conservação das rodovias. E isso em um País onde boa parte das mercadorias são transportadas por via terrestre.

Por isso, manter uma gestão eficiente da frota faz toda a diferença para as empresas, gerando economia e atuando até mesmo como um diferencial competitivo. E isso seguirá também em 2024.

Neste desafio, as inúmeras variáveis relacionadas com o bom desenvolvimento do setor envolvem elementos internos e externo à companhia. Dessa forma, é possível afirmar que os resultados estão relacionados desde a administração dos veículos e dos motoristas até o alinhamento da operação com os diversos parceiros necessários para que o trabalho ocorra com eficiência e segurança.

Nesse contexto, encontra-se o rastreamento de caminhão como um elemento-chave para garantir a eficiência do transporte de cargas. E como aprimorar esse processo? É isso que as tendências indicam.

Importância do rastreamento de caminhão

Antes de conhecer as tendências para 2024, é importante aprender um pouco mais sobre a importância do rastreamento de caminhão.

Muitos, aliás, relacionam o tema exclusivamente com a segurança e o combate ao crime. Afinal, o monitoramento facilita localizar tanto o veículo quanto a carga em um possível roubo ou furto.

Claro que associar o assunto com a segurança faz sentido. Afinal, o número de ocorrências registradas aumento de 22,5% nos 5 primeiros meses de 2023, na comparação com igual período do ano anterior.

Entretanto, esse não é o único ponto impactado pelo rastreamento de caminhão. Atualmente, a gestão de frota trabalha com diversos dados na busca pela eficiência do trabalho.

Dessa forma, o rastreamento de caminho é capaz de gerar informações valiosas, como o acompanhamento em tempo real da carga, o desempenho do motorista e do veículo, o consumo de recursos, possíveis problemas mecânicos, entre outros fatores relevantes para a atuação do setor.

Tendências do rastreamento de caminhão para 2024

Com essas informações iniciais, fica fácil agora entender como as tendências do rastreamento de caminhão para 2024 estão interligadas com a inovação.

Isso porque a tecnologia funciona como um “braço direito” do gestor para a organização e análise dos dados, auxiliando no monitoramento e também nas diversas tomadas de decisão necessárias no dia a dia do trabalho.

Dessa forma, aqui estão as cinco tendências do rastreamento de caminhão para 2024:

1 – Otimização de processos

No próximo ano a otimização de processos seguirá como uma forte tendência para as empresas que buscam aprimorar cada vez mais a eficiência das atividades. Com as “máquinas” realizado tarefas repetitivas, os profissionais terão mais tempo para uma atuação estratégica, trazendo mais qualidade para o trabalho. No rastreamento de caminhão, essa otimização tem ligação tanto com o monitoramento do veículo e da carga quanto na geração de dados analíticos para a equipe de gestão.

2 – Vigilância em tempo real

A evolução do processo de monitoramento da frota ganhará novo capítulos em 2024 com o aprimoramento dos processos e, consequentemente, o melhor relacionamento da empresa frotista com a companhia que presta o serviço de rastreamento de caminhão. As informações qualificadas geradas e analisadas em tempo real garantirão maior segurança para os motoristas e também para a carga, interferindo positivamente também na redução dos custos de toda a operação.

3 – Análise preventiva e assistência 24h

Outra tendência para 2024 é o aperfeiçoamento na utilização de soluções para a análise de informações relacionadas com a manutenção preventiva e o desgaste de peças. Com as informações geradas pelo rastreamento de caminhão interligado com o sistema de gestão da frota, torna-se mais efetivo e rápido a assistência em possíveis emergências, como guincho 24h por dia.

4 – Aprimoramento logístico

O aprimoramento logístico também está entre as tendências para 2024 com o rastreamento de caminhão. Como já destacamos, a geração e análise de informações em tempo real permite uma gestão mais eficaz, com benefícios para a logística e, consequentemente, para os cofres das companhias.

5 – Controle de gastos mais efetivo

Com o rastreamento de frota aprimorado, torna-se possível fazer um controle mais rigoroso dos gastos. Nesse contexto, podemos destacar situações como: gerenciamento de motoristas, controle de multas, gastos com combustível, entre outras.

Conclusão

Como foi possível observar, a tecnologia se faz presente em todas as tendências relacionadas com o rastreamento de caminhão para 2024. Para colocar em prática essas ações, porém, torna-se necessário usufruir de soluções que realmente consigam resultados significativos.

Como uma “tendência extra”, podemos destacar a unificação dos serviços em uma única plataforma, garantindo um diferencial valioso para a gestão de frotas.

Atualmente no mercado o Delta Fleet é a única plataforma de gestão de frotas que desempenha esse papel. Assistência 24h especializado em frotas, rastreamento, telemetria, gestão de motoristas entre outros. Todas as informações em único lugar.

Apontada como a mais completa da América Latina nesse setor, a solução da Delta Global fornece ferramentas que atuam como um diferencial estratégico para qualquer empresa. Para saber outros detalhes sobre a plataforma, é só clicar no link.  

Patrocinado por: Delta Global

202591cookie-checkConheça as tendências de rastreamento de caminhão para 2024

Webstories