Acessibilidade é fundamental para garantir a participação de todas as pessoas na vida em sociedade. Vamos conhecer medidas essenciais que grandes cidades precisam tomar para democratizar o acesso ao espaço.
Pisos podotáteis (aqueles com caminhos em material e textura diferentes do restante da calçada) e placas em braile auxiliam a navegação de pessoas com deficiência visual pelas cidades. Sinais sonoros nos semáforos também entram nesta categoria.
Instalação de elevadores em edifícios e estações de transporte público, bem como plataformas de elevação, facilitam o acesso a diferentes níveis e promovem a inclusão de pessoas com dificuldades de locomoção.
O acesso a banheiros adaptados garante a autonomia e a dignidade de muitas pessoas com deficiência. Para isso, os banheiros precisam de barras de apoio, espaço suficiente para manobras, e pias e vasos sanitários adequados, além de boa sinalização.
Nova York, EUA Implementou o Programa AccessibleNYC, que visa aumentar a acessibilidade em espaços públicos, transportes e serviço
Estocolmo, Suécia Conta com normas rigorosas de design inclusivo em edifícios e extensa rede de transporte público com ótima acessibilidade. Além disso, é conhecida pela excelente qualidade das calçadas para pedestres.
Tóquio, Japão Destaque em instalações de acessibilidade no transporte público, alto número de táxis adaptados para cadeirantes e boa oferta de calçadas de ótima qualidade com piso tátil.
– Barcelona, Espanha; – Melbourne, Austrália. – Cidade do Cabo, África do Sul; – Dublin, Irlanda; – Varsóvia, Polônia; – Seattle, EUA; – Breda, Holanda.
O Brasil ainda enfrenta problemas com a infraestrutura das cidades. Calçadas em péssimo estado e transporte público desatualizado dificultam a vida de quem precisa de acessibilidade. As cidades que apresentam melhores índices são São Paulo, Uberlândia e Curitiba.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Summit Mobilidade para ficar por dentro das principais discussões sobre mobilidade urbana no Brasil.