Novo acordo vai permitir que taxistas atuem da mesma forma que motoristas de aplicativos, com o mesmo software e as mesmas tarifas
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A Uber celebrou um acordo para hospedar os softwares das empresas de táxi de Nova York (EUA). Com isso, os taxistas poderão usar o software da companhia para aceitar corridas, e os usuários do aplicativo poderão ser atendidos por táxis.
Segundo uma nota das empresas, a tarifa será praticamente igual para o uso de qualquer veículo. Os táxis, portanto, ficarão sujeitos às mudanças de valores de acordo com a oferta e a demanda dos pedidos de corrida, de acordo com o algoritmo da Uber. A parceria deve adicionar dezenas de milhares de veículos à plataforma do app de caronas em Nova York.
A parceria foi realizada entre a Uber, a Creative Mobile Technologies e a Curb — as últimas duas desenvolveram o app Arro, usado por motoristas de táxi. Agora, a base de dados e o funcionamento dos apps serão comuns, gerando uma grande plataforma dos programas de carona.
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Desde que os serviços de apps de carona chegaram a Nova York, em 2011, a convivência com os táxis não foi fácil. Notícias de brigas e confrontos entre trabalhadores das categorias foram comuns, assim como no Brasil. Agora, as parcerias são uma maneira de tentar revitalizar o setor.
Com o início da pandemia de covid-19, a categoria de motoristas de veículos com passageiros passou a sofrer os mesmos problemas. Motoristas de táxi chegaram a fazer greves para conseguir um pacote de negociação de dívidas durante o auge do isolamento social.
Entre janeiro de 2018 e julho de 2021, os custos de uma carona aumentaram cerca de 92%, segundo estima o site Rakuten Intelligence. Com isso, as corridas diminuíram, e a grande perda de parceiros fez os aplicativos de caronas buscarem novos modos de manter o serviço constante e ágil.
Para os taxistas, a estratégia também é interessante, uma vez que os pedidos de carona em apps têm derrubado as viagens de táxi. Agora, eles podem aceitar corridas pelo aplicativo e continuar a fazer as corridas comuns de rua.
No Brasil, o app da 99 já é conhecido por fazer parceria com táxis em diversas localidades. A diferença para a iniciativa nova-iorquina é que aqui os valores são diferentes para a escolha do veículo, devido aos maiores custos que os táxis geram.
O preço dos combustíveis no País também tem feito os motoristas ficarem mais preocupados com as corridas, e a taxa de cancelamento de viagens tem crescido. Com as dificuldades dos apps para achar novos parceiros, iniciativas entre táxis e aplicativos podem ser um futuro interessante para as empresas.
Fonte: JC, Iatecera, Ommecato